Surto? Epidemia? Endemia? Pandemia?
- biologar

- 15 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Continuando com o tema "saúde" que tal entender o significado de surto, epidemia e pandemia? Além de conhecer sobre as epidemias ao longo da história e seu impacto na população mundial.
- Surto é o surgimento repentino de um doença com maior ocorrência que o considerado normal em um determinado local e período. Um exemplo de doença em uma área geográfica limitada pode ser a a conjuntivite. Em algumas épocas atinge um grupo maior e uma região específica como um bairro.
- Epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. Ou seja, quando há ocorrência excedente de casos de uma doença em determinados locais geográficos ou comunidades e que vão se espalhando em locais diferentes do identificado inicialmente.
- Epidemia pode ser em nível municipal, quando existem surtos em vários bairros. Em nível estadual, quando são registrados surtos em várias cidades e em nível nacional, quando ocorrem em várias regiões do país.
- Endemia é quando uma doença se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado, podemos dizer que há um padrão relativamente estável. Se houver alta incidência e persistência de doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica. Um exemplo é a malária que tem ocorrência em pelo menos 100 países.
Quando isso cresce e atinge outros países rapidamente, como o que houve com o covid-19 em um curto espaço de tempo, afetando um grande número da população, se caracteriza por pandemia. Nesse caso o que muda são as medidas adotadas pelas autoridades no combate à doença. Adota-se um protocolo de ação que deve ser respeitado não só pelos países afetados mas também pelos que ainda não registraram casos do vírus como forma de prevenção. A abordagem em pandemias deve ser um conjunto de ações integradas, onde o governo em parceria com a sociedade trabalham juntos na contenção da doença.
1- Fase de contenção: indicação é recomendada logo no começo da pandemia. Nessa fase a população deve ser testada e os infectados separados dos não-infectados. Tal ação deve ser extremamente rápida e assertiva, caso contrário o vírus pode continuar se espalhando sem que se tenha conhecimento.
2- Fase de Mitigação: deve ser adotada quando já se sabe que não há mais possibilidade de conter a doença, ou seja, quando ela já se espalhou e não se pode mais identificar o seu alcance com tanta facilidade. Aí começam as medidas de redução de contágio e controle do avanço da doença. Recomenda-se o distanciamento social e medidas como o cancelamento das aulas e eventos e fechamento de comércio no geral.
3- Fase de Supressão: forma mais rigorosa de combate a uma pandemia que visa interromper totalmente a disseminação do agente transmissor da doença. Nessa fase acontece o lockdown, que passa a ser obrigatório para toda a população.
Com a pandemia do covid-19 muitas gestões adotaram uma outra fase que é o "pós-infecção" uma vez que se tem notado diferentes tipos de sequelas deixadas pelo vírus como sudorese, cansaço, dificuldade respiratória, perda de olfato e até queda de cabelo. Isso foi um sinal da necessidade de cuidados, monitoramento e até tratamento no período pós-covid.
Agora vamos relembrar as principais epidemias ao longo da história:

Segundo a ONU, estima-se que a população mundial é de 7,8 bilhões de pessoas e segundo a Organização Mundial da Saúde, até o dia 11/04/21 o total de mortes por covid-19 é de quase 3 milhões de pessoas. Isso representa 0,04% da população mundial.
Embora toda essa situação seja muito triste, não podemos deixar o medo tomar conta de nós. Ao longo da história temos epidemias que abateram uma % muito maior da população e que perduraram períodos muito maiores. E hoje, após pouco mais de 1 ano, já há vacinas disponíveis para combater o covid-19, é questão de tempo. Que vocÊ consiga permanecer firme, não deixe de seguir os protocolos de higiene e distanciamento social nesse período de corrida contra tempo para vacinar a população e evitar novas formas do vírus.
Ouça esse conteúdo nas plataformas de áudio ou através da plataforma do
. Siga nosso perfil no instagram @biologaroficial para ver tudo que rola por lá!
Fonte: Super Interessante,




Comentários