top of page

COP 29: O que Aconteceu? O que Esperar?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 27 de abr.
  • 3 min de leitura

Você deve ter ouvido falar sobre a COP29 que aconteceu em novembro, certo? Mas você sabe qual o motivo dela acontecer? Não?



O Que É a COP?

A COP, ou Conferência das Partes, está diretamente relacionada aos países que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre a mudança do clima. Isso significa que é um evento que reúne líderes de 193 países e 5 territórios. A primeira COP aconteceu em Berlim em 1995, e por isso a COP deste ano é a COP 29, que foi sediada em Baku, no Azerbaijão.


Objetivos da COP29

O principal objetivo desse encontro é discutir medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.


Resultados da COP29

Falando diretamente sobre o resultado, especialistas afirmam que o resultado foi aquém do esperado em diferentes aspectos. Nesse encontro, é discutido o valor do financiamento climático pedido pelos países em desenvolvimento aos países desenvolvidos. Isso acontece porque os países desenvolvidos iniciaram sua industrialização muito antes, impactando o meio ambiente com as emissões de CO2, por exemplo. Assim, discute-se um valor "compensatório" que os países desenvolvidos pagam aos países em desenvolvimento.

O valor esperado era de US $ 1,3 trilhão (~R$7,5 trilhões), mas o valor aprovado foi de US

$ 300 bilhões anuais (cerca de R$1,74 trilhão) até 2035. Essa decisão não foi fácil e saiu com certo atraso, pois não se chegava a um acordo. Até o momento em que estruturamos esse conteúdo, mesmo tendo definido o valor como meta, não foi explicado como ele será arrecadado — se por doações, empréstimos ou investimentos privados.


Expectativas e Frustrações

A expectativa para essa COP não era das melhores, devido à situação geopolítica conturbada que estamos vivendo. Na última cúpula, os países reunidos concordaram que era necessário começar a reduzir o uso de combustíveis fósseis ainda nesta década, o que gerou uma expectativa para a decisão a ser tomada nesta COP. No entanto, as expectativas foram frustradas, pois, embora tenha sido enfatizada a necessidade de uma transição energética, o documento final não apresentou um plano ou metas concretas.

Os países em desenvolvimento, principalmente aqueles que mais sofrem com a questão climática, saíram bastante frustrados, alegando que quem causou maior impacto contribuindo para o aquecimento global foram os países desenvolvidos.


O Que Esperar para o Futuro?

Agora, trocando em miúdos, o que podemos esperar para o futuro? Uma coisa é certa: esse resultado "morno" coloca uma pressão na COP30, que será em 2025. E você sabe qual país sediará esse encontro? Pensou no Brasil? Sim, será no Brasil... em Belém!

Neste ano, o Brasil foi representado não apenas pela Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, mas também por uma longa comitiva de 1.914 pessoas, o que significa que todas essas pessoas viajaram ao Azerbaijão. Parece muita gente, né? E é mesmo! Fomos a segunda maior delegação, perdendo apenas para o Azerbaijão, que contou com 2.229 integrantes. O Brasil é conhecido por sempre ser uma das maiores delegações nesses eventos.


Emissões de CO2 e Neutralização

Considerando a viagem de ida e volta entre Guarulhos e Baku, a emissão é de aproximadamente 4,7 toneladas de CO2 por pessoa. Para neutralizar uma tonelada de CO2, são necessárias 7 árvores nos primeiros 20 anos de vida. Portanto, para uma pessoa que foi e voltou do Azerbaijão, são necessárias quase 33 árvores ao longo de 20 anos.

Considerando apenas a delegação brasileira, seriam necessárias mais de 63 mil árvores fazendo fotossíntese durante 20 anos para neutralizar a emissão de carbono apenas do deslocamento aéreo dessa galera, sem falar nos custos que você, que nos ouve, também pagou.


Depois dessa, jogo a bola para você: o que você acha? Deixe seu comentário aqui ou na plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Aproveitamos para desejar Boas Festas! Este é o último podcast deste ano; vamos fazer uma pausa e em janeiro voltaremos com muito mais conteúdo interessante para vocês! Até lá!

 
 
 

Comments


©2020 por biologar.com.br

bottom of page