Acne
- biologar

- 22 de abr.
- 3 min de leitura
Espinha... você já teve? Hum... quem nunca, né? A grande maioria das pessoas já teve ou terá esse temido "problema". Mas você sabe o que é espinha? Como preveni-la? Não? Vem com a gente que te contamos tudo sobre espinhas!

Começando pela nossa pele, que é o maior órgão do corpo, ela é formada por três camadas:
Epiderme: A camada mais externa, responsável pela barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água e protegendo contra danos externos e a entrada de micróbios. É nela que estão os melanócitos, que produzem a melanina.
Derme: A camada intermediária, onde estão as fibras de colágeno, vasos sanguíneos e terminações nervosas. Abriga os folículos pilosos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo.
Hipoderme: A camada mais interna, composta basicamente por células de gordura, que atua como uma barreira térmica.
O Papel do Sebo
As glândulas sebáceas produzem sebo, que é essencial para manter a lubrificação da pele, evitar o ressecamento dos pelos e impedir a perda excessiva de água. O sebo tem uma leve ação bactericida e, geralmente, não tem cheiro. Quando o sebo tem odor, é porque bactérias se desenvolveram no local.
Onde Aparecem as Espinhas?
As glândulas sebáceas estão presentes em todo o corpo, exceto nas palmas das mãos e dos pés. As regiões onde ocorrem com maior frequência as espinhas são o rosto, as costas e o tórax. Até a puberdade, a produção de sebo é baixa, mas na adolescência, com o aumento do hormônio testosterona, essa produção aumenta, levando ao surgimento da acne.
O Que É Acne?
A acne é resultado do acúmulo de sebo, que pode ser colonizado por bactérias, causando inflamações visíveis. Além da aparência, a acne pode deixar marcas, causar dor e impactar a autoestima. A fase que antecede a acne é o cravo, ou comedão, que pode ter um pontinho preto quando a gordura oxida pelo contato com o ar. A boa notícia é que, quando temos cravos, eles dificilmente se transformam em espinhas.
Diferenças entre Cravos e Espinhas
A espinha é um processo inflamatório mais intenso de um cravo que não dilatou o suficiente para oxidar. Ela pode ser avermelhada e dolorida. Além das espinhas visíveis, também existem as espinhas internas, que costumam ser doloridas.
Espremer Espinhas: Sim ou Não?
Você é do tipo que espreme espinhas? Dermatologistas recomendam não espremer cravos ou espinhas, pois isso pode inflamar a pele e deixar manchas. O ideal é tratar a espinha com os produtos corretos e ter paciência.
Tratamentos para Acne
Existem muitos cosméticos e dermocosméticos disponíveis, mas o melhor é consultar um especialista para entender a causa real do aparecimento das espinhas e o tratamento adequado. Um medicamento famoso para casos graves de acne é o Ruacutan, que deve ser usado somente com orientação médica devido aos seus efeitos colaterais.
Acne Adulta
A acne pode aparecer em qualquer fase da vida, e quando surge após os 25 anos, é chamada de acne adulta. Ela é mais comum nas mulheres devido a variações hormonais e pode aparecer na região da mandíbula, queixo, pescoço e colo.
Fatores que Influenciam a Acne
Alguns fatores que podem influenciar o aparecimento da acne incluem:
Sensibilidade aos hormônios masculinos
Oleosidade da pele
Condições hormonais
Uso de medicamentos como corticoides e anabolizantes
Má alimentação e tabagismo
Hereditariedade e problemas emocionais
A Importância do Equilíbrio
Assim como a limpeza excessiva do cabelo pode causar efeito rebote, o mesmo acontece com a pele. O ressecamento pode causar coceira e descamação. Com a ajuda de um dermatologista, você saberá quais produtos usar para manter o equilíbrio na pele.
E aí, gostou de saber mais sobre acne? Você já sofreu ou sofre com espinhas? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!




Comentários