Animais da Cidade de São Paulo
- biologar

- 22 de abr.
- 3 min de leitura
Você mora na cidade de São Paulo? Se não mora, já passou por lá? Ou mesmo viu na TV como ela é? A famosa "selva de pedras", a cidade que nunca dorme, onde nem se consegue ver o céu direito... Então me diz: quantas espécies de animais você acha que existem hoje na Grande São Paulo? 50, 100, 400 por causa dos passarinhos? Vamos conversar sobre isso!
Quantas Espécies de Animais Existem em São Paulo?
Se você chutou algum número próximo do que mencionei, ouça... você errou feio! Na cidade de São Paulo, estão registrados nada mais nada menos que 1.334 espécies de animais, isso até agosto de 2022! Desconfio que seu pensamento nesse exato momento é "só pode ser mentira, né?!" Mas escute o podcast mais um pouquinho que você já vai entender como isso é possível.
O Inventário Faunístico
Desde sua criação em 1993, a Divisão da Fauna Silvestre, da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal, realiza o “Inventariamento Faunístico em Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo”. Conhecer a flora e a fauna silvestres é o ponto de partida para a elaboração de planos de manejo e conservação de áreas verdes. Esse inventário é uma importante ferramenta para o monitoramento ambiental.
Os dados incorporam Estudos de Impacto Ambientais (EIA), obrigatórios por lei desde 1981. Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos processos, o acesso aos dados melhorou significativamente. O inventário de fauna é resultado do levantamento em 163 áreas verdes e 5 corpos hídricos dentro do município, incluindo APA’s, parques urbanos e outras áreas verdes.
Cemitérios como Refúgios da Fauna
Você sabia que os cemitérios também contribuem para a fauna silvestre na cidade? Os cemitérios antigos possuem árvores com troncos grossos, que oferecem características interessantes para abelhas sem ferrão, pica-paus, papagaios e tucanos. Além disso, os cemitérios mais novos têm o conceito de parques ou jardins, favorecendo ainda mais a fauna.
Espécies Registradas
Das 1.334 espécies de fauna silvestre na cidade, 522 são invertebrados, sendo 331 lepidópteros (borboletas e mariposas). Os vertebrados somam 812 espécies, com 51 peixes, 88 anfíbios, 55 répteis, 510 aves e 108 mamíferos. Dentre essas, 223 espécies estão ameaçadas de extinção, representando 16,7% do total, indicando que o município abriga muitas espécies de grande interesse para a conservação.
Mudanças na Fauna de São Paulo
Para quem está beirando os quarenta anos ou mais, deve se lembrar de quanto São Paulo mudou. Após os anos 2000, a fauna de São Paulo tem aumentado devido a uma série de fatores, como a aplicação de novas leis de compensação que resultaram na formação de várias áreas verdes e parques.
Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres
Um dado interessante é que existe um Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CEMCAS), da Prefeitura de São Paulo. Desde 1991, mais de 85.200 animais silvestres foram recebidos, com mais de 50% dos tratamentos bem-sucedidos. Muitos desses animais foram soltos em parques da cidade, ajudando na adaptação da fauna urbana.
A Importância da Coexistência
Compreender a relevância da coexistência harmoniosa entre a população humana e a fauna que compartilha o mesmo espaço urbano é fundamental para a manutenção dos serviços ecossistêmicos essenciais para a qualidade de vida na cidade.
E você, mora perto de algum parque que foi revitalizado nos últimos anos? No seu dia a dia, você vê quantos animais diferentes? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!





Comentários