top of page

As Estações do Ano

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 27 de abr.
  • 2 min de leitura

As estações do ano você já conhece, até qual mês elas mudam, mas sabia que, dependendo do lugar do mundo onde você estiver, não é bem assim que funciona? Pois é! Você deve ter percebido nas notícias que, muitas vezes, quando estamos sofrendo com o calor, países europeus estão enfrentando o inverno.


Acervo Canva
Acervo Canva

A Órbita da Terra

Começando do começo, você se lembra na escola de ouvir que a órbita da Terra não é um círculo perfeito? Na verdade, é uma órbita elíptica. Isso significa que, parte do ano, a Terra está mais próxima do Sol do que em outros momentos.


A Inclinação do Eixo da Terra

É válido comentar que a Terra não tem um eixo reto. O eixo é um polo imaginário que atravessa o centro da Terra do "topo" ao "fundo", de norte a sul. Esse eixo tem uma inclinação, o que faz com que, dependendo da época, um hemisfério possa estar mais perto do Sol do que o outro.

A Terra gira em torno desse eixo e, a cada 24 horas, completa uma volta, nos dando o dia e a noite. Mas de onde vem essa inclinação? Acredita-se que algo bem grande atingiu a Terra no passado e a derrubou. Assim, em vez de girar com o eixo reto, ele se inclina em um ângulo de 23,5º.


Verão e Inverno nos Hemisférios

Sendo assim, às vezes é o polo norte que se inclina para o Sol (no mês de junho), época em que é verão no hemisfério norte, já que os raios de sol atingem mais diretamente essa parte da Terra do que em qualquer outro ponto. Enquanto isso, no hemisfério sul, é a época de inverno.

No mês de dezembro, é a vez do polo sul estar mais inclinado na direção do Sol, sendo quando é a época de verão por aqui.


Solstícios e Equinócios

Existe até um fenômeno chamado solstício que marca o início do verão ou do inverno. O solstício de verão representa o dia mais iluminado do ano, que é o dia mais longo, enquanto o solstício de inverno é o dia mais curto do ano, com a menor incidência de luz. Esse fenômeno acontece duas vezes por ano e é mais comemorado com celebrações em países nórdicos e europeus.

Outro fenômeno é o equinócio, que é o momento em que os raios solares incidem diretamente na linha do Equador. Dessa forma, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e escuridão. Também ocorrem dois equinócios por ano: o equinócio de primavera e o equinócio de outono.


E aí, já sabia de tudo isso? Você gosta mais do solstício ou do equinócio? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page