top of page

Aves de rapina e falcoaria

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 2 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Para saber sobre falcoaria convidamos o médico veterinário Lucas Porto, especialista em manejo de fauna silvestre, reabilitação de aves de rapina e falcoeiro há 10 anos.


A falcoaria iniciou em alguns povos do Oriente Médio que usavam da relação entre homens e aves de rapina (gavião, falcão, coruja) como instrumento de caça. Esses animais eram treinados como uma flecha guiada para capturar a presa e alimentar seu povo.


Falcoaria é uma técnica para treinar aves de rapina para determinados objetivos: reabilitação, caça e outras funções específicas.


REABILITAÇÃO


magina uma ave que se machucou e precisa de tratamento em algum centro de triagem/reabilitação e acaba atrofiando alguma musculatura ou tendo algumas lesões, até porque, esses animais ficam abrigados em cativeiro onde não é possível praticar voos e se exercitar como quando livres.


As aves de rapina são como atletas de alto nível que dependem totalmente de seu desempenho físico, da musculatura para caçar e sobreviver por ser um animal topo de cadeia.


São animais que também tem uma necessidade nutricional diferente já que caçam iscas vivas e precisam ter condições de voo, fôlego. A falcoaria entra como um treinamento específico de condicionamento para cada indivíduo.


PET


As técnicas de falcoaria propiciam qualidade de vida para esse tipo de animal. O treinamento se baseia na barganha onde é ofertado alimento na quantidade adequado e que possibilita sua soltura. Quando dado o comando, o animal retorna, como em um adestramento.


As aves não criam vínculo afetivo como um cão e se você para de treinar, alimentar, controlar o peso, o animal não será mais responsivo aos comandos.


AFUGENTAMENTO


Próximo a aeroportos dispersar aves que podem gerar perigo em pousos e decolagens;

Galpões com quantidade excessiva de pombos que podem ser risco a saúde pública.


EQUIPAMENTOS PARA FALCOARIA


Os materiais utilizados para ser seguro para o animal e para o treinador de forma a deixá-los mais próximos e reduzir riscos:


  • luva de couro de acordo com a espécie a ser treinada necessária para aumentar contato

  • pulseira/bracelete que vai no tarso do animal

  • tira de couro que delimita espaço do animal

  • capuz para obstruir a visão em especial para animais que nunca foram treinados. Reduz o stress visual e mantém o animal em estado de torpor (post específico sobre visão dos animais).

QUERO SER FALCOEIRO


O que é necessário para exercer a atividade de falcoeiro?


  • Força de vontade e gostar;

  • Realizar cursos para entender sobre o tema;

  • ter um mentor que tradicionalmente conhece a história e arte que vai ensinar em paralelo com estudos;

  • Ter empenho e senso de responsabilidade com a vida da ave.


LEGISLAÇÃO BRASILEIRA


  • A caça não é permitida, logo, o uso da falcoaria para caça também não;

  • Apresentação de falcoaria é permitida sob autorização de manejo da Secretaria do Meio Ambiente e o voo dos animais liberados somente dentro dos limites do empreendimento autorizado;

  • Em casos de aves de rapina como PET, além de existirem regras de como deve ser o recinto do animal, o voo livre dele deve ser realizado dentro dos limites de sua casa (proibido voos em praças ou parques);

É preciso buscar um bom profissional da área para minimizar risco de fuga com uma rotina de treino e controle de peso, o processo de amansamento realizado da forma saudável e correta.


Esse conteúdo esta disponível em formato podcast e no @biologaroficial no Instagram.


Até a próxima!


 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page