Bebedor de beija-flor, pode?
- biologar
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
Você já ouviu falar que colocar bebedores de água e açúcar para beija-flores é prejudicial? Será que isso pode causar diabetes nas aves? Quem nunca se perguntou ou ouviu críticas sobre esse assunto? Afinal, é bom ou não?
Atração pelos Beija-Flores
Quem não se encanta com beija-flores? Com suas cores intensas e a capacidade de voar em todas as direções (até de ré), esses pequenos pássaros desempenham um papel ecológico fundamental e carregam consigo uma série de significados em diferentes culturas. Falando nisso, podemos fazer um episódio só sobre eles, o que você acha? Deixe sua opinião, afinal, esse espaço é nosso!
Mitos sobre Bebedouros
Muitas pessoas acreditam que os bebedouros para beija-flores são prejudiciais, mas isso não passa de um mito. O que realmente faz mal é não limpar o bebedor e oferecer uma bebida fermentada devido à falta de higiene. No passado, observou-se que beija-flores em cativeiro não se alimentavam apenas de água com açúcar, pois na natureza eles consomem néctar de diversas flores, que contêm diferentes nutrientes, além de pequenos insetos como fonte de proteína.
Como Preparar o Néctar Caseiro
Para preparar uma solução de néctar caseira, misture quatro partes de água para uma parte de açúcar. Ferva a água primeiro para ajudar a dissolver o açúcar e esterilizar a mistura. Deixe esfriar antes de encher o bebedouro e oferecê-lo aos beija-flores em um local sombreado. É importante lavar o bebedouro com água e sabão neutro diariamente para evitar a formação de bolor, pois o açúcar fermenta e pode gerar fungos.
Alternativas de Bebedouros
Os bebedouros prontos disponíveis no mercado podem ser práticos, mas geralmente são mais caros do que fazer a mistura caseira. Esses produtos prontos costumam demorar mais para fermentar, dependendo da marca, e podem durar de três a cinco dias. Vale lembrar que a cor do líquido não atrai os beija-flores; eles se atraem pelo néctar.
Impacto do Uso de Bebedouros
Embora os beija-flores precisem de uma variedade de néctar, os bebedouros servem como um suporte alimentar, não como a única fonte. A oferta constante de alimento pode interferir nos padrões de reprodução e territorialidade das aves, incentivando-as a permanecer em uma área além do período sazonal adequado.
É importante ressaltar que, para afirmar qualquer coisa sobre a influência do comportamento natural das aves, é necessário que pesquisas científicas tenham sido realizadas na mesma região em que os comedouros estão instalados. A maior parte das pesquisas nessa área é realizada nos EUA e na Europa, e ainda não sabemos muito sobre o assunto no Brasil.
Gostou de saber mais sobre os bebedouros para beija-flores? Quer saber mais sobre comedouros para aves e quais alimentos você pode oferecer? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!
Comments