Biomassa
- biologar

- 31 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Biomassa é matéria orgânica de origem animal ou vegetal, usada como fonte de energia. E existem 3 tipos:
Biomassa sólida: produtos e resíduos da agricultura, resíduos florestais e parte de resíduo biodegradável industrial e urbano.
Biomassa líquida: alguns bicombustíveis líquidos como o biodiesel (obtido de óleos de colza ou girassol); o etanol e o metanol gerado pela síntese do gás natural.
Biomassa gasosa: encontrada nos efluentes agropecuários da agroindústria e do meio urbano. Também achada nos aterros de resíduos sólidos urbanos.
Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.
A geração de eletricidade ocorre no interior das usinas termelétricas onde acontece a queima de bagaço, como o da cana-de-açúcar ou de pedaços de madeira. Esse processo aquece a água da caldeira até ponto de vapor. Daí esse vapor d’água acionará as turbinas do gerador elétrico que então produzirá eletricidade.
Algumas usinas são movidas por uma combinação de carvão mineral e biomassa e esse processo é chamado co-combustão, que reduz o uso de combustível fóssil. Além de aumentar a eficiência do processo em até 85% o que em média seria entre 30 e 40%.
Se há uma "queima" de material orgânico, não é a mesma coisa que queima de combustível?
Além da combustão que possui baixa eficiência, há o processo de:
gaseificação onde ocorre a conversão de fontes de biomassa sólidas em gasosas através de reações termoquímicas, que envolvem vapor quente e ar ou oxigênio em quantidades inferiores para que haja a combustão
pirólise ou carbonização (processo mais antigo)
transesterificação
digestão anaeróbia
fermentação
Além do calor e da eletricidade outros produtos derivados da biomassa são: etanol, biodiesel, BTL, bio-óleo, biogás, biometano, óleos vegetais e carvão vegetal.
O recurso com maior potencial para ser usado como biomassa tem sido o bagaço de cana-de-açúcar gerado em grande quantidade pelo setor sucroalcooleiro - já viu como fica a área quando restos da cana são queimados? É muita fuligem, poluição, perda de visibilidade, aumento da taxa de doenças respiratórias da região, dificuldade das folhas em fazer fotossíntese dado ao acúmulo de fuligem nas folhas...
Outras opções vegetais com potencial para produção de energia são:
óleo de palma (azeite de dendê)
buriti
babaçu
andiroba
casca de arroz
casca da castanha de caju
casca do coco da bahia
VANTAGENS
fonte de energia natural e renovável
emissão de poucos gases poluentes na atmosfera, o que a torna vantajosa, por representar uma das principais alternativas às fontes não renováveis e altamente poluentes, como os combustíveis fósseis
baixo custo de aquisição
2ª chance aos resíduos, utilizando-os como combustível
DESVANTAGENS
o impacto que ela pode causar ao meio ambiente relacionado a cobertura vegetal (obtenção pode levar ao desmatamento, prejudicando o solo e vida animal). É necessário lembrar que caso haja a remoção rápida de florestas a biomassa deixa de ser renovável já que o tempo de reposição tenderá a ser longo.fonte de energia natural e renovável
dificuldade de armazenar a biomassa sólida
baixa eficiência
produtos derivados da biomassa (biocombustíveis), quando usados em motores a combustão liberam gases poluentes, problemas de saúde
A Ásia é a região de maior potencial de produção de energia a partir da biomassa. China lidera o ranking e a Índia segue em 3º lugar. O Brasil é o 2º colocado onde o bagaço da cana é a principal fonte de energia.
Em termos de produção de biocombustível, os EUA lideram, seguido pelo Brasil que possui a 2ª maior instalação energética. A bioenergia representa 8,4% da matriz energética brasileira, é a 2ª principal fonte de energia do pais, só perde para as hidrelétricas.
Atualmente, em meio a crise hídrica/energética são as termoelétricas que seguram as pontas para atender a demanda (da pra perceber que esse tipo de energia é mais cara).
Esse conteúdo esta disponível em formato podcast e no @biologaroficial.
Até a próxima!




Comentários