Bisfenol - BPA
- biologar

- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Você é o tipo de pessoa que lê rótulos? Geralmente, as pessoas buscam checar os ingredientes, calorias de um alimento e prazos de validade. Mas você já reparou que muitos produtos têm escrito "BPA free" ou "livre de BPA"? Afinal, você sabe o que é o tal do BPA? Não sabe? Então fique conosco e seja muito bem-vindo ao Biologa

O Que É o Bisfenol A?
O BPA, ou bisfenol A, é uma substância química orgânica sintética, formada por dois grupos de fenóis e uma molécula de acetona. Ele é a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, utilizado na produção de diferentes tipos de plásticos, como mamadeiras, materiais ortodônticos, lentes de óculos e até cimento.
Por Que "Livre de BPA"?
Quando um produto é rotulado como "livre de BPA", isso indica que ele não contém essa substância, que pode ser liberada em alimentos quando aquecida. O BPA é conhecido por ser um disruptor endócrino, ou seja, pode interferir no sistema hormonal do corpo, causando uma série de problemas de saúde.
Efeitos do BPA na Saúde
O BPA pode mimetizar os hormônios naturais do corpo e, por isso, está associado a uma variedade de problemas de saúde, incluindo abortos, anomalias, câncer e infertilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que os níveis de BPA nos produtos direcionados ao uso de alimentos não causam preocupação para a saúde dos consumidores, mas os problemas estão associados a doses elevadas.
Regulamentação do BPA no Brasil
A Anvisa determinou que o limite máximo de BPA em produtos com contato direto com alimentos é de 0,6 mg/kg. Para proteger crianças de 0 a 12 meses, a Anvisa proibiu o uso de BPA em mamadeiras e outros produtos para lactentes, tanto nacionais quanto importados.
Alternativas e Cuidados
Embora o BPA tenha uma dose segura para adultos, é importante reduzir o uso de vasilhas plásticas feitas de policarbonato e evitar aquecer ou congelar alimentos nessas vasilhas, pois isso pode liberar BPA. Utensílios de vidro são uma boa alternativa para armazenar e aquecer alimentos.
Desintoxicação do BPA
Alguns alimentos podem ajudar na "desintoxicação" do bisfenol A, como crucíferos (brócolis, couve, repolho), fígado, ovos, frutas como laranja e maçã, e alimentos ricos em fibras. Esses alimentos ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a eliminação do bisfenol.
E você, conhecia o Bisfenol A? Pensa em aplicar alguma substituição que comentamos? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!




Comentários