top of page

Bocejar é sinônimo de preguiça?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 16 de abr.
  • 2 min de leitura

O Que Significa Bocejar?

Você já se irritou por estar perto de alguém que boceja muito? E quando você estava assistindo a uma aula ou em uma reunião e não parava de bocejar? Quem nunca, né? Você ainda acha que bocejar é sinônimo de preguiça ou falta de educação? Se a resposta for sim, confira o post de hoje!


O Que é o Bocejo?

O bocejo é um reflexo fisiológico, assim como o espirro e o soluço. Quando ele começa, é difícil interromper. Durante o bocejo, inspiramos profundamente e soltamos o ar rapidamente pela boca bem aberta, muitas vezes acompanhados pelo fechamento dos olhos e leve flexão do pescoço para trás, além de levantar os braços.

Curiosamente, todos os animais vertebrados bocejam, incluindo peixes, serpentes, tartarugas, sapos, aves e mamíferos. E sim, os bebês animais bocejando também são adoráveis!


Para Que Serve o Bocejo?

A parte exata do cérebro que comanda o bocejo ainda não foi descoberta, mas existem várias razões para ele ocorrer. A mais conhecida é a associação com cansaço, sonolência ou tédio. No entanto, o bocejo também está ligado à liberação de certos hormônios que aumentam a pulsação cardíaca e o estado de alerta, o que explica por que bocejamos ao acordar.

Quando alguém boceja em uma reunião, na verdade, é uma tentativa do cérebro de se manter alerta. No entanto, se a pessoa está acumulando noites de pouco sono, a sonolência e, consequentemente, o bocejo podem ser sinais de distúrbios do sono, como apneia ou narcolepsia.

Além disso, em pacientes com distúrbios neurológicos, como enxaquecas e esclerose múltipla, o bocejo pode proporcionar alívio temporário dos sintomas. Outro momento em que bocejamos é para ajustar a pressão do ouvido com a pressão externa, como ao subir ou descer uma serra ou mergulhar.

Uma teoria mais recente sugere que o bocejo ajuda a resfriar o cérebro quando ele não está na temperatura ideal. Estudos mostram que bocejamos mais no verão, o que reforça essa ideia.


O Bocejo é Contagioso

Quantas vezes você bocejou enquanto lia este texto? Se você não bocejou nenhuma vez, isso é uma exceção! O bocejo é contagiante; só de ler, ouvir ou ver alguém bocejando, nosso corpo reage de forma empática. E isso não acontece apenas em humanos; animais também imitam esse reflexo, como os papagaios.


Dicas para Reduzir os Bocejos

Se você precisa reduzir os bocejos, aqui vão algumas dicas:

  1. Respire fundo: Isso pode ajudar a evitar o bocejo, especialmente se você vir alguém bocejando.

  2. Mexa-se: Mova-se, mesmo que seja apenas os pés ou as mãos. Se possível, tente sair do lugar.

  3. Resfrie o corpo: Beba água fria ou vá a um local mais fresco.


E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os bocejos? Já passou por situações constrangedoras por causa deles? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio! Até a próxima!

 
 
 

©2020 por biologar.com.br

bottom of page