top of page

Carros usados

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 13 de abr.
  • 2 min de leitura

A Destinação de Carros Usados

Você sabia que muitos carros usados e antigos dos países ricos acabam sendo vendidos para países em desenvolvimento? Essa realidade me chamou a atenção quando peguei um táxi no Peru, um carro japonês adaptado com o volante do lado oposto. Vamos explorar esse tema?

Imagem Celina Yoshihara
Imagem Celina Yoshihara

A Exportação de Carros Usados

Em 2020, a ONU lançou um relatório alarmante: entre 2015 e 2018, os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão exportaram cerca de 14 milhões de carros usados, com 80% destinados a países de renda baixa e média, sendo 40% para a África. O relatório destacou a necessidade de regulamentação mais rigorosa sobre esses veículos, que, embora descartados nos países ricos, continuam a emitir gases poluentes em nações que já enfrentam desafios ambientais.


A Realidade dos Veículos Antigos

A idade média dos carros exportados para países como a Gâmbia é alarmante: 18,8 anos. Na Nigéria, um quarto dos veículos tem 19,6 anos ou mais. Esses carros, além de serem perigosos, contribuem para as altas taxas de mortalidade no trânsito na África, que registra cerca de 246 mil óbitos anuais, segundo a Organização Mundial da Saúde.


Reflexão sobre o Brasil

Aqui no Brasil, a isenção do IPVA para carros mais antigos pode incentivar o uso de veículos menos eficientes e mais poluentes. Embora os países ricos tenham a responsabilidade de regulamentar a exportação de carros usados, apenas a Holanda realiza esse acompanhamento de forma eficaz.


A Reciclagem de Veículos no Brasil

Para orientar a destinação dos componentes dos automóveis, existe a norma ABNT NBR 10004:2004, que classifica os resíduos em perigosos e recicláveis. A reciclagem de veículos ocorre em três etapas: descontaminação, compactação e trituração. No Brasil, 98,5% da frota nacional termina em desmanches, enquanto países como EUA, Japão e Argentina reciclam até 95% de sua frota.

Após o fim da vida útil, muitos carros são abandonados, causando contaminação do solo e da água, além de proliferação de doenças. Entre 2019 e 2020, a Prefeitura de São Paulo recebeu quase 68 mil solicitações para averiguação de veículos abandonados, mas apenas uma pequena fração foi recolhida.


Caminhos para a Solução

Para resolver o problema ambiental da produção veicular, é necessário ir além da logística reversa. Incentivos tributários para montadoras e um sistema de certificação com selos verdes confiáveis são essenciais para promover uma mudança real.



Gostou de saber mais sobre a destinação dos carros no mundo? A foto deste episódio foi tirada em Cuba em 2007, e adivinha de onde compraram os carros usados? Responda para nós em nosso canal do podcas mais e nos acompanhe no Instagram @biologaroficial. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page