top of page

Cloro no dia-a-dia

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 2 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

O cloro foi descoberto no século XVII, sem querer pelo químico Carl Wilhelm Scheele pela reação do dióxido de manganês + ácido clorídrico, produzindo um gás verde amarelado. E apenas no século XX o britânico Humphr Davy identificou essa substância que em latim cloro significa verde.


O cloro possui diversas utilidades mas sabia que o cloro em si puro mesmo não é fácil de ser encontrado na natureza?

Ele é extremamente reagente e acaba formando sais:





UTILIDADES


O cloro já foi como a primeira arma química em guerra devido sua propriedade tóxica a para pele, mucosas e vias respiratórias;


Na produção de borrachas sintéticas e materiais plásticos (PVC), papel, inseticidas, pesticidas, desinfetantes hospitalares, diversos produtos veterinários e farmacêuticos, desinfecção na produção agropecuária e muitos outros;


Manutenção da água de piscinas mas saiba que o cheiro característico da piscina atribuído ao cloro é, na verdade, o odor das cloraminas que são compostos químicos nocivos criados a partir da reação do cloro com sujeiras da piscina. Cabelo verde: por ser uma substância forte, o Cl danifica os cabelos se há contato constante, principalmente os pigmentados de loiro, já que com o tempo aderem a cor do cloro e passam a ter uma tonalidade esverdeada.


Limpeza doméstica e esterilização de alimentos como frutas e verduras.


Já que começamos a falar sobre a combinação água + cloro, vamos ao papel mais importante do cloro na nossa história; a sua aplicação nas Estações de Tratamento de Água (ETA) fornecida em nossas torneiras que se deu pela primeira vez em 1902 na Bélgica.


O cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação. Este processo é chamado de cloração da água e, neste caso, o cloro é usado na forma de ácido hipocloroso (HClO), que é obtido quando se dissolve cloro na água.


Processo extremamente importante isso porque em locais onde a população tem acesso à água tratada, houve a drástica redução da disseminação de doenças como febre tifoide, cólera, leptospirose, esquistossomose, hepatite A, toxoplasmose e entre outras. Além de salvar vidas se economiza milhões no tratamento dessas doenças.


CURIOSIDADES

  • Anualmente são produzidos cerca de 36 milhões de toneladas de cloro por ano, que transformam-se em produtos essenciais para a vida. Deste total, a Europa produz 20,9 milhões de toneladas;

  • O cloro responde por 2,9% da composição da água do mar, o que significa 50 trilhões de toneladas da substância. Sim, o maré fonte de cloro;

  • Se você tem aquário em casa, tem uma dica: caso você não tenha disponível o produto que tira o cloro da água, antes de usá-la, basta deixar a quantidade de água que vc precisa armazenada em um recipiente limpo que o cloro irá evaporar. O tempo de espera vai depender da quantidade de água e do formato do recipiente (entre 2h até alguns dias).

  • Cândida é só uma marca de água sanitária, assim como Kiboa.

O conteúdo esta disponível no formato podcast e no @biologaroficial no Instagram.


Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page