Comedouro para aves
- biologar
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Você pediu e aqui estamos! Vamos continuar nossa conversa sobre a relação entre aves e comedouros. Você já ouviu falar que colocar bebedores de água e açúcar para beija-flores pode ser prejudicial? E quanto aos comedouros para aves? Será que eles realmente ajudam? Vamos entender melhor!

Atraindo os Pássaros
Quem não se encanta com beija-flores e outras aves? Com suas cores vibrantes e comportamentos fascinantes, esses animais desempenham um papel ecológico fundamental. Mas, para atraí-los, é importante saber como montar um comedouro adequado.
Mitos sobre Comedouros
Muitas pessoas acreditam que os bebedouros para beija-flores são prejudiciais, mas isso não passa de um mito. O que realmente faz mal é não limpar o bebedor e oferecer uma bebida fermentada devido à falta de higiene. Além disso, é importante lembrar que os beija-flores se alimentam do néctar de diversas flores na natureza, que contêm diferentes nutrientes.
Preparando o Néctar Caseiro
Para preparar uma solução de néctar caseira, misture quatro partes de água para uma parte de açúcar. Ferva a água primeiro para ajudar a dissolver o açúcar e esterilizar a mistura. Deixe esfriar antes de encher o bebedouro e oferecê-lo aos beija-flores em um local sombreado. Lembre-se de lavar o bebedouro com água e sabão neutro diariamente para evitar a formação de bolor.
Cuidados com os Comedouros
Ao instalar um comedouro, é importante separar os tipos de alimentos oferecidos. Por exemplo, não coloque sementes junto com frutas, pois isso pode causar disputas entre as aves. Os comedouros de frutas devem ser instalados a 1,5 metros do chão, e é interessante adicionar poleiros naturais ao redor para que as aves possam se apoiar.
Alimentação das Aves
As frutas oferecidas devem estar frescas e maduras, e a quantidade pode variar de acordo com a época do ano. Evite oferecer alimentos industrializados. O horário ideal para abastecer os comedouros é entre 6 e 7 horas da manhã.
Lembre-se de que os bebedouros podem atrair morcegos e outras aves, como cambacicas e abelhas. Se você tem gatos ou cachorros que atacam aves, é melhor não instalar os comedouros em casa.
Esperamos que você consiga desfrutar da beleza da observação das aves em seu quintal ou na sua janela! Quanto mais pessoas se encantam e querem conhecer as aves, mais as interações do ecossistema como um todo serão compreendidas, e esse é o primeiro passo para melhorar nossas ações.
E você, já reparou algum comportamento interessante de um passarinho em um comedouro? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!
Comentários