top of page

Como descartar agulhas e seringas?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 20 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Por conta do último post, perguntaram descartar agulhas e seringas de quem realiza tratamento em casa, já que algumas doenças utilizam medicamento injetável como tratamento (diabetes, obesidade, enxaqueca, alergias, infertilidade, artrite, HIV, hepatite, esclerose múltipla, osteoporose dentre outras) e para muitos o tratamento é vitalício com cuidados ininterruptos. Outras fontes geradoras desse tipo de resíduo são: estúdios de tatuagem, distribuidores farmacêuticos, clínicas de acupuntura.

Lembrando que as agulhas devem ter um único uso e jamais deve ser de uso compartilhado!


Agora, pare e pense, o que acontece com todas essas agulhas, lancetas, seringas, - materiais classificados como perfurocortante e infectante utilizados nesses processos?


Em hospitais há protocolo de descarte de conhecimento dos profissionais da saúde, mas facilmente seguido e de conhecimento dos profissionais. Para o tratamento domiciliar ainda não há um programa nacional que estabeleça o descarte seguro, mas é possível aplicar um protocolo adaptado para esse manejo:


Veja as recomendações gerais da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para o descarte seguro de materiais perfurocortantes em domicílio:

  1. Descarte o material em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso.

  2. Nunca descarte objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável nem jogue o material no vaso sanitário.

  3. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.

  4. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK). Apesar dessa recomendação, uma instrução muito comum dada aos indivíduos na maioria das regiões do país é a de colocar suas agulhas e seringas em um recipiente de plástico como a garrafa PET, porém o material desse tipo de recipiente não é apropriado. Um coletor adequado deve apresentar as seguintes caraterísticas: material inquebrável, com paredes rígidas e resistentes à perfuração ou vazamento e abertura larga o suficiente para o depósito de materiais sem acidentes. A tampa deve oferecer boa vedação.  Quando o coletor específico não estiver disponível, pode-se orientar, de forma alternativa, o uso de frascos de produtos de limpeza vazios que apresentem as características acima, evitando riscos tanto para quem transporta como para quem recebe o material nos serviços de saúde.

  5. Frascos de insulina, canetas descartáveis (exceto as tampas) e reservatórios de insulina das bombas de infusão devem ser descartados no mesmo coletor destinado aos materiais perfurocortantes.

  6. O recipiente com produtos perfurocortantes descartados deve ser mantido em local de fácil acesso, porém seguro.

  7. Jamais se deve tentar resgatar algo do coletor. Também é expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para reaproveitamento.

  8. Depois de preenchido, o coletor deve ser entregue a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima, para tratamento e destino adequados.

  9. Canetas recarregáveis e tampas de canetas descartáveis podem ser depositadas em lixo comum. Pilhas e baterias dos monitores de glicose e da bomba de infusão devem ser descartadas em coletores específicos, hoje disponibilizados em alguns serviços de saúde, incluindo farmácias e mercados de grandes redes. Esses cuidados evitam acidentes com adultos, crianças e animais de estimação.


Tenha cuidado ao descartar qualquer material perfurocortante (agulhas, lâminas, vidro quebrado, espelho quebrado...), infelizmente, trabalhadores de saneamento e equipes de limpeza em edifícios comerciais, aeroportos, estações de trem/metro e outros locais públicos são expostos diariamente a seringas usadas pelo público. Isso pode acontecer por falta de conhecimento de todos os riscos envolvidos, ou por falta de informação e estímulo para o descarte correto.


Nunca se esqueça, o gerador do resíduo é responsável pelo seu descarte adequado!

Evite episódios como o da imagem abaixo, faça a sua parte!




Deixo disponível o vídeo e o folder orientacional feitos pela SBD quanto o descarte correto do material usado para tratamento de diabetes.



Compartilhe essa informação, ela é super importante para quem faz tratamento de saúde em casa! Veja como descartar outros materiais em @biologaroficial

Fonte: SBD, Cidade verde, Dinâmica Ambiental




.

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page