Como se livrar dessa bucha?
- biologar

- 24 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
O tempo recomendado para o uso da bucha ou esponja de limpeza é de duas semanas, mas é possível prolongar sua vida útil ao higienizar e secar a esponja após cada uso. Tá, mas e depois disso, como descartar esse material?
A esponja verde e amarela, bem comum na cozinha é feita de poliuretano (plástico sintético) cuja reciclagem ainda é baixa por ser cara (de novo, lembra do post sobre reciclagem de espelho?). Outro ponto que dificulta o processo de reciclagem é que como a espoja é utilizada na limpeza, em geral é descartada contaminada por produtos químicos (detergentes, óleos) o que faz necessário adicionar um processo de “limpeza” antes da reciclagem em si. Dessa forma a maioria das esponjas acabam em aterros sanitários.

A boa notícia é que a marca Scotch-Brite já possui um processo de logística reversa das esponjas e suas embalagens para qualquer marca sem custo algum para o consumidor!
O processo de reciclagem transforma o material em uma nova matéria-prima chamada “pellet” que é vendida e usada para fabricação de outros produtos (bancos, lixeiras...).
Para o envio é necessário um peso mínimo é de 2 kg (aproximadamente 235 esponjas – já que o peso unitário é de 8,5g).
Ainda há uma recompensa de R$ 0,02 para cada esponja enviada que poderá ser revertido em doação para entidade sem fins lucrativos ou escola de sua escolha. Veja o processo
certinho aqui. Mobilize seus vizinhos, alunos e exerça sua responsabilidade como consumidor!

Há uma opção mais barata, duradoura e biodegradável: a bucha vegetal já utilizada no banho, pode ser usada para lavar louça e na limpeza doméstica (lembre-se de separar uma bucha para cada tipo de limpeza).
Vamos aproveitar o período de quarentena para se informar e rever seus processos de descarte! Qual material você tem dúvida sobre descarte?
Fique ligado em @biologaroficial!
Fontes: Scotch-Brite, Menos1lixo, e-cycle,




Comentários