top of page

Como é feita a previsão do tempo?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 21 de abr.
  • 3 min de leitura

Você já se perguntou "como é feita a previsão do tempo"? Hoje em dia, é tão simples jogar a pergunta no Google e ver uma previsão estendida até para os próximos 15 dias. Mas como será que essas previsões são feitas?


Acervo Canva
Acervo Canva

A Coleta de Dados Meteorológicos

De forma geral, a previsão do tempo é feita através da coleta e análise de dados captados em todo o mundo. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, os dados meteorológicos eram utilizados para fins militares. A partir da criação da ONU - Organização das Nações Unidas, os países membros se uniram na Organização Meteorológica Mundial (OMM), que apresenta as condições mundiais de tempo em todo o planeta.

As informações são coletadas de todas as localizações em um mesmo horário e consolidadas em supercomputadores. A interpretação desses dados é feita pelos meteorologistas. Para você ter uma ideia, são mais de 11 mil estações de coleta de dados espalhadas pelo mundo. Consegue imaginar a quantidade de informação recebida por dia?


Estações Meteorológicas e Boias

As estações meteorológicas não estão em toda parte do mundo, por isso existem locais considerados "mini estações" instalados em aeroportos, que contribuem com informações sobre vento, pressão atmosférica, chuva e umidade do ar. Esses dados garantem a segurança dos voos e são enviados à OMM.

As estações meteorológicas cobrem a parte terrestre que representa 30% do globo. Os outros 70% representam as regiões oceânicas, e para coletar dados de superfície, são utilizadas boias meteorológicas. Também contribuem os navios mercantes, militares e de passageiros, com cerca de 7.000 navios e 900 boias espalhadas.

Acima dos aviões, a mais de 30 mil metros do solo, encontramos balões meteorológicos inflados com gás hélio, que carregam instrumentos para medir pressão atmosférica, temperatura, vento e umidade relativa do ar.


Satélites e Supercomputadores

Existem satélites específicos que conseguem trazer informações que nenhum outro aparelho consegue medir, como a movimentação das nuvens. Isso é importante para entender a dinâmica de chuvas e temperaturas.

A OMM conta com dados de 182 países, o que justifica a necessidade do uso de supercomputadores. As três centrais principais são em Melbourne (Austrália), Washington (EUA) e Moscou (Rússia). Todos esses dados são disponibilizados na forma de gráficos, tabelas e mapas, sendo necessário que sejam revisados por especialistas, os meteorologistas.


O Papel do INMET no Brasil

No Brasil, temos o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, que administra mais de 400 estações. O processo é semelhante: dados sobre precipitação, temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica são observados de hora em hora nas estações. Esses dados são consolidados em um supercomputador, onde são gerados modelos analisados pelos meteorologistas.

Existem dois tipos de estações meteorológicas: a automática, que gera os dados automaticamente, e a manual, onde os dados são coletados em horários determinados pela OMM.


Tipos de Previsões do Tempo

Existem também dois tipos de previsões do tempo: as gratuitas, geradas de forma automática, como as previsões do Google, que não podem ser consideradas confiáveis, e as previsões feitas por meteorologistas, que são mais seguras.

A antecedência da previsão também impacta sua confiabilidade. Se a previsão é feita com até 24 horas de antecedência, há uma segurança entre 95% a 99% de acerto. No entanto, uma previsão com 15 dias de antecedência tem grande chance de não ser correta.


A Importância da Meteorologia

A previsão do tempo não é importante apenas para saber se devemos levar guarda-chuva ou blusa de frio. Ela tem relevância em diversas áreas, como:

  • Planejamento de Eventos: Ajuda na organização de eventos ao ar livre.

  • Defesa Civil: Prevê e avisa áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.

  • Setor de Energia: Em épocas de seca, pode haver problemas para abastecer usinas hidrelétricas, aumentando os preços e acionando outras fontes de energia.

  • Agronegócio: Auxilia no entendimento do ciclo das chuvas, umidade do ar, possibilidades de queimadas e irrigação das plantações.

  • Moda: As marcas podem direcionar o desenvolvimento de modelos e uso de tecidos para as coleções com base na previsão do tempo.


E aí, você tinha noção da importância da meteorologia na vida das pessoas? Sabia como os dados eram coletados? Conte para nós através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page