Compras Online - Entregas Full
- biologar
- 26 de abr.
- 3 min de leitura
Fala a verdade, é muito legal essa coisa de comprarmos online em um dia e receber em casa no dia seguinte, né? Vamos entender mais os bastidores disso?
O Crescimento do Comércio Eletrônico
A pandemia acelerou diversos processos, e entre eles, o avanço no mercado online. Existem várias vantagens ambientais nesse tipo de consumo, como a redução dos deslocamentos individuais e a diminuição da necessidade de espaços fÃsicos para atendimento ao público, o que implica em menor consumo de energia elétrica (iluminação, climatização e manutenção).
Outra vantagem é que o e-commerce facilita a adesão a práticas de economia circular, como a venda de produtos recondicionados, a reutilização de embalagens e iniciativas de logÃstica reversa. Além disso, o comércio online tem estimulado a inovação em materiais biodegradáveis e recicláveis, substituindo os plásticos de uso único.
A LogÃstica por Trás das Compras
Para atender à demanda e aos novos tipos de conforto e exigências, foi necessária a eficiência em logÃstica, com a centralização de entregas em galpões logÃsticos modernos. Isso permite otimizar rotas de transporte, economizando combustÃvel e reduzindo a pegada de carbono.
Você sabia que o setor de galpões logÃsticos no Brasil tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente pela expansão do comércio eletrônico? Em 2022, o mercado de galpões e condomÃnios logÃsticos alcançou recordes históricos. No segundo trimestre daquele ano, a absorção lÃquida — que representa o volume de galpões alugados — atingiu 872 mil metros quadrados.
Em 2024, o setor manteve sua trajetória ascendente, com um crescimento de 39% na entrega de novos galpões logÃsticos em comparação a 2023, totalizando 3,1 milhões de metros quadrados entregues até o terceiro trimestre. O comércio eletrônico continuou a ser o principal impulsionador desse crescimento, representando 28% das locações no terceiro trimestre e aproximadamente 53% das pré-locações no acumulado do ano.
Desafios e Impactos Ambientais
No entanto, já que o objetivo aqui no Biologar é trazer pontos para pensarmos, precisamos falar sobre os pontos negativos desse crescimento. Primeiro: gera um volume significativo de resÃduos, especialmente de embalagens plásticas e caixas de papelão, que nem sempre são recicladas adequadamente — isso depende da forma como o destinatário descarta esse material.
A própria expansão dos galpões logÃsticos pode resultar em desmatamento e impermeabilização do solo em áreas periurbanas, impactando negativamente ecossistemas locais. Por isso, a importância de processos de licenciamentos especÃficos para esse fim, mas, até agora, nenhum outro estado além de São Paulo regularizou isso.
Além disso, o apelo por entregas rápidas muitas vezes exige veÃculos menos eficientes e trajetos pouco otimizados, aumentando as emissões de gases do efeito estufa. E quem nunca devolveu uma compra? A alta taxa de devoluções gera deslocamentos extras e maior consumo de recursos para reembalagem e reenvio de produtos. Isso sem falar no consumo excessivo pela facilidade da compra, trazendo à tona outros tipos de prejuÃzos sociais.
O EquilÃbrio nas Compras
Durante o perÃodo natalino de 2024, observou-se um equilÃbrio significativo entre as compras realizadas online e as presenciais no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers, 48% dos consumidores optaram por efetuar suas compras de forma presencial, enquanto 45% preferiram o e-commerce. Agora, resta saber se esse equilÃbrio se manterá ou se as compras presenciais refletiram a necessidade de ir pessoalmente porque a entrega não chegaria a tempo.
E aÃ, já tinha pensado sobre esse lado das compras online? Qual a sua forma de comprar favorita? Deixe seu comentário aqui ou na plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!

