top of page

Concha, linda!

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 1 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

É comum encontrar conchas nas praias e no fundo do mar mesmo com o animal morto, pois, o carbonato de cálcio responsável pela rigidez da concha também preserva suas cores por um bom tempo. Mas sabia que mesmo com a movimentação das ondas e o arraste pela maré até a areia as conchas ainda estão fazendo função importante no ambiente?


Muitos animais dependem do abrigo que as conchas podem dar, o exemplo mais conhecido é o famoso caranguejo ermitão que aparece em muitos desenhos animados aproveitando conchas e caracóis, mas existem muitos outros animais que se beneficiam de forma semelhante desde a fase larval.


A disponibilidade de conchas vazias nos oceanos e praias influenciam diretamente na cadeia alimentar, uma vez que os crustáceos são parte da alimentação da maior parte das espécies marinhas além de reciclar a matéria orgânica (limpeza dos mares).


Outra função das conchas é que ao se depositarem no fundo dos mares liberam vagarosamente o cálcio que serve para o equilíbrio do ph dos mares, ou seja, na alcalinização dos mares disponibilizando cálcio para outros seres que necessitam dessa substância em sua estrutura. Além disso, é através desse cálcio que é possível a natureza construir e manter as formações calcárias: grutas, paredões rochoso, piscinas naturais. Ambientes propícios para formações de novos habitats com a colonização de nova fauna e flora.


Por isso a retirada em grande escala de conchas dos mares que existe no mundo todo para comercialização ou para coleção particular pode causar um grande impacto.


DESCARTE DE CONCHAS


A maricultura é uma atividade amplamente praticada no país devido ao rico litoral e possibilita o cultivo em larga escala em fazendas marinhas para produção de pérolas (já tem post sobre isso) e a alta produção de mexilhão para alimentação, uma atividade crucial para renda de muitas famílias.


O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores de ostras e mariscos do Brasil (95% da produção nacional). Tamanha atividade gera grande quantidade de resíduos, que se descartados massivamente e de forma não natural na etapa de limpeza dos organismos para a venda ou posterior ao consumo, pode causar grandes impactos como:


  • A eutrofização (grande quantidade de material orgânico nas águas) e dependendo da quantidade pode deixar a água podre!

  • O assoreamento (acúmulo de sedimentos no fundo) o excesso de cálcio despejado não é absorvido, torna o local mais raso.

  • Impactos que alteram a profundamente, a qualidade da água e prejudicam o funcionamento de todo o ecossistema


E EU COM ISSO?


Tais impactos que alteram a profundamente, a qualidade da água e prejudicam o funcionamento de todo o ecossistema.


E a resposta é simples, quando você for escolher uma concha para ter de recordação, tente estimular os artesanatos que reutilizam conchas de mariculturas e não de extrações.


Comente com seus familiares e amigos quanto a importância de manter as conchas na natureza e que nesse caso, apenas admirar a concha e deixá-la por lá é a melhor forma de preservar!


E lembre-se de descartar conchas de ostras cultivadas de forma correta.


Esse conteúdo esta disponível no formato podcast e no perfil @biologaroficial.


Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page