Conhece a traça?
- biologar
- 19 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
O que te chama mais atenção uma árvore ou um musguinho no chão? Um elefante branco ou um ratinho? No geral as coisas maiores e isso é bem normal de acontecer até porque as grandes coisas são muito mais fáceis de serem vistas a olho nú, já as coisas pequenas exigem uma maior proximidade ou até ferramentas que auxilie na visualização.
No entanto os animais pequenos podem chamar atenção quando conseguimos notar algum estrago como: o pernilongo zumbindo no ouvido durante a noite, a formiga invasora de cozinha, a pulguinha que causa coceira em nossos pets, as pequenas partículas como poeira e pólen que causam incômodos no nariz em alérgicos. Em algum momento você mesmo pode ter visto ou escutado alguém reclamar de pequenos buracos que surgiram na roupa? Isso pode ter sido feito por traças! Você sabe o que é traça? De onde ela vem? Do que se alimenta? E o mais importante, como se livrar dela?

A traça é um inseto e pertence a 2 ordens Thysanura e Lepdoptera que é a mais comum (e apresenta parentesco próximo com as borboletas). Existem várias espécies de traça:
a que se alimenta de matéria orgânica vegetal, amido e celulose (comum encontrá-la em livros)
a que se alimenta de grãos
a que prefere roupas de fibra vegetal como algodão e lã (temos um post sobre fibras, confere lá)
Por ser comumente encontrada em grandes quantidades em residências e ambientes comerciais, é considerada uma praga urbana.
Ao indicar a proximidade de parentesco com as borboletas é para facilitar o entendimento sobre seu ciclo de vida de 4 fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto. As fêmeas depositam em média 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas e morrem logo após a postura. Os ovos aderem às fibras de tecidos de roupas e eclodem entre 4 e 10 dias depois da postura. Essa variação acontece por conta das condições ambientais como índice de umidade e temperatura.
A fase de larva é a mais longa e nela acontece as mudas (entre 5 e 45 dias) essa quantidade pode variar por conta da influência direta de novo da variação de temperatura do ambiente, situação comum em insetos. É na fase de larva também que as traças mais se alimentam, ou seja, quando destroem as roupas, para começar a próxima fase.
Quando ocorre a combinação temperatura elevada e larva de barriga cheia inicia a fase de pupa quando faz seu casulo e passa pelo processo de metamorfose transformando-se em uma traça adulta com asas, esse período dura entre 8 e 40 dias. Na fase adulta com asas que pode durar entre 4 a 30 dias, ela parece com uma mariposa pequena e não se alimenta mais de roupas, pois, toda a nutrição necessária para sobrevivência vem da fase de larva e o único objetivo é se reproduzir.
O que fazer para evitar as traças:
- Evite acumular papéis velhos;
- Mantenha livros e revistas em locais limpos e arejados;
- Aspire frestas e rodapés com certa frequência;
- Mantenha estantes, armários e gabinetes sempre limpos;
- Verifique as paredes e quinas se há presença de larva de traça;
- Mantenha a casa arejada: as traças adoram lugares escuros então abra as janelas, deixe o ar circular;
- Acabe com a umidade da parede (se necessário impermeabilize paredes e tetos, e conserte todos os possíveis vazamentos);
- Limpe o guarda-roupas, livros e armários frequentemente;
- Guarde os alimentos em potes vedados. Abriu o saco de milho e não o usou todo? Coloque-o em um frasco hermeticamente fechado. Isso vai evitar que as traças invadam sua despensa em busca de alimentos.
- Os alimentos contaminados devem ser descartados.
Caso já haja uma infestação de traças na sua casa, antes de apelar para a dedetização. Comece limpando bem o local com um aspirador de pó para retirar possíveis ovos e não se esqueça de limpar o aspirador depois para ele não virar criadouro de traça. Depois use solução de 1 para 1 de água e vinagre e com ajuda de um pano passe por toda superfície do móvel ou parede e deixe secar bem antes de voltar as roupas. Se encontrar roupas que foram atacadas pelas traças, uma opção é embrulha-las em saco plástico e colocar no freezer por 24 horas. A baixa temperatura mata ovos e larvas.
Outra opção que pode ser considerada é comprar ou preparar saquinhos de sachês com cravo-da-índia, capim limão ou louro e colocá-los nas gavetas e armários. Lembra da naftalina? As bolinhas brancas que nossas "avós" gostam? Ela até mantém as traças longe mas o problema é que ela tóxica tanto para pessoas quanto para animais e pode causar dores de cabeça, irritação nos olhos, na pele e até acarretar lesões no fígado e rins.
E se essas intervenções não derem resultados você pode buscar empresas de dedetização para eliminar de uma vez as traças mas é válido comentar também que apesar de estragarem objetos, as traças não oferecem risco à nossa saúde.
Esse conteúdo esta disponível em nosso podcast, acesse através das plataformas de áudio e para mais novidades siga nosso perfil @biologaroficial no instagram!
