Cristais curativos
- biologar

- 1 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
A combinação de diferentes gases e pressão sob as sequências de camadas de solo e temperatura para formar incríveis cristais de diferentes cores, dureza e formatos que são explorados depois de bilhões de anos como armas, composição de máquinas, tintas (os egípcios utilizavam pó de malaquita para realçar os olhos), os vikings utilizavam cristal de calcita em dias nublados para navegar e assim por diante.
Na década de 70 começou a ser re-divulgada a ação curativa dos cristais na saúde física, mental, espiritual e emocional das pessoas. Esse conhecimento era explorado na antiguidade, mas hoje somos ~8 bilhões de pessoas no mundo.
A internet e as redes sociais aumentaram a exposição de hábitos de ídolos relacionados a espiritualidade:
. 2014 duplicou a importação do quartzo rosa nos EUA
. 2017 o The New York Times anunciou o bum do consumo de cristais
. 2018 a cura por cristais foi eleita a maior tendência de saúde e bem estar do ano nos EUA e Europa
. 2019 a indústria do bem estar girou 4,2 trilhões de dólares no mundo. No mesmo ano o Daniel Trinchillo, da Fine Minerals Internacional, uma das maiores revendedoras de cristais de alta qualidade anunciou o faturamento entre 30 e 40 milhões de dólares por ano.
O maior local de acordos na área é na Feira de Cristais de Tucson, onde grandes negócios de dezenas de toneladas definem o destino dos minerais ao restante dos EUA e Europa para museus, galerias, centros de cura e lojas de bem estar, seja em formato bruto, polido, como ovos, massageadores faciais, lâmpadas, jóias, artigos de decoração e artigos de casa.
O aumento do comércio de cristais também aumentou a derrubada das matas já que os cristais vem da terra. O solo é escavado a procura das jazidas, para abertura de túneis profundos, muitas vezes são utilizados produtos químicos que contaminam o local inteiro.
África, Brasil, China e Índia são alguns dos países produtores (exploradores) de cristais e não é novidade que as condições de trabalho são miseráveis. Madagascar, fonte de quartzo rosa, citrino, ametista, turmalina, labradorita e cornalina mais de 80% dos cristais são extraídos por pequenos grupos de famílias sem condições de segurança, de trabalho e muito menos ambiental
No geral as jazidas ficam longe dos grandes centros, em área considerada zona violenta pelas forças estatais. Esses locais são controlados por gangues armadas que roubam, estupram e matam. Locais com toque de recolher, sem luz, telefone e a desnutrição é comum e 80% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza (< 1,90 dólar por dia).
Deslizamentos de terra são constantes e os óbitos por soterramento também. O corte e prensar das rochas soltam partículas finas que causam inflamação no pulmão e aumentam as chances de câncer pulmonar e silicose.
O trabalho infantil é comum e praticamento obrigatório, em 2019 um minerador familiar de Madagascar recebia 23 centavos de dólar por kg de cristal achado e arrastado por eles a pé por km até serem revendidos. Qual o valor dessas pedras nas lojas? É comum o produto sair bruto do país e voltar lapidado por preços centenas de vezes mais altos.
Existem empresas que utilizam cristais ou pedras preciosas em sua cadeia de produção que aderem as regras de "conflict minerals" onde se atesta e garante que os minerais utilizados tem origem idônea, incluindo seus fornecedores. Assim como comentamos no episódio sobre ISO14001 são aspectos que envolvem o social, econômico, ambiental e cultural.
O CONSUMIDOR FINAL tem o PODER de escolha. Então se você passar a exigir transparência de origem e qualidade do produto, o mercado terá que se adaptar. Assim como aconteceu nos últimos anos com os produtos orgânicos que no início somente recebiam críticas hoje é um mercado em expansão e está obrigando o restante a se enquadrar.
É notável as grandes marcas mudando o marketing anunciando um produto mais natural e os diferencias para isso. Fora que se a maior parte das pessoas que souberem no momento da compra que o produto que tem em mão para servir como ferramenta de CURA passou pelas condições que descrevemos, com certeza irá se recusar.
Esse conteúdo esta disponível no formato podcast e no perfil @biologaroficial no instagram.
Até a próxima!




Comentários