Daltonismo
- biologar

- 16 de abr
- 3 min de leitura
Entendendo a Percepção das Cores
Uma vez, na escola, pedi a um amigo que pegasse minha caneta vermelha no estojo. Na hora, ele travou. Em vez de pegar apenas a caneta, ele me entregou o estojo inteiro. Eu perguntei: "Por que você não pegou só a caneta?"
E aí, você imagina qual foi a resposta dele?

Ele me disse que, como era daltônico, não conseguia distinguir a cor vermelha da verde, então preferiu me dar o estojo para evitar que alguém zombasse dele. Mas você sabe como funciona o daltonismo? Por que ele acontece?
O daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores, especialmente no que diz respeito ao verde e ao vermelho, e, em menor frequência, ao azul e ao amarelo. Em um grupo muito pequeno, algumas pessoas podem apresentar visão acromática, enxergando apenas preto, branco e cinza.
Causas do Daltonismo
Essa condição é genética, hereditária e recessiva, localizada no cromossomo X. Ou seja, é necessário que tanto o pai quanto a mãe sejam portadores para que o gene se manifeste em mulheres, o que acaba sendo mais raro. No entanto, se a mulher for portadora, pode transmitir o gene aos seus descendentes. O daltonismo também pode se manifestar tardiamente devido a outras doenças, como Alzheimer, leucemia, diabetes, glaucoma, degeneração macular, alcoolismo, esclerose múltipla e doença de Parkinson.
Como Funciona a Visão?
Para entender um pouco melhor, na nossa retina existem células chamadas cones, que são responsáveis pela visão diurna e pela percepção das cores. Existem três tipos diferentes de cones que identificam três comprimentos de onda: vermelho, verde e azul. Já os bastonetes não são sensíveis às cores, funcionam em pouca luz e atuam na visão noturna, produzindo imagens em preto, branco e cinza.
Ah, e só lembrando: conversamos sobre as cores que os diferentes animais enxergam no episódio 48, e no episódio 101 falamos da função das cores na natureza!
Tipos de Daltonismo
O daltonismo é uma alteração na função dos cones ou até a sua ausência, interferindo na capacidade de distinguir algumas cores. Ele pode ocorrer de três formas diferentes:
Protanopia: diminuição ou ausência do pigmento vermelho. Nesse caso, a pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza.
Deuteranopia: ausência ou diminuição dos cones verdes. Assim, a pessoa enxerga em tons de marrom.
Tritanopia: dificuldade para enxergar tons de azul e amarelo, que aparecem em tons rosados.
Sintomas do Daltonismo
Os principais sintomas incluem:
Dificuldade de distinguir e/ou identificar as cores.
Dor de cabeça ao olhar para imagens vermelhas ou verdes.
Sensibilidade a luzes brilhantes.
Olfato aumentado.
Desinteresse ou dificuldade de manter a atenção durante atividades de colorir.
Incapacidade de enxergar sombras ou tons da mesma cor.
Diagnóstico
Para diagnóstico, existem três exames:
Anomaloscópio de Nagel
Lãs de Holmgren
Teste de cores de Ishihara: utiliza cartões com um grande número de pontos coloridos, onde no centro há uma letra ou um número que só é identificado por pessoas com visão normal. Você pode ter visto esse teste na internet.
Tratamento e Considerações
Não há cura ou tratamento específico para o daltonismo. Existe um único recurso que não corrige a condição, mas pode melhorar um pouco o contraste: a utilização de lentes de óculos com filtro de cor. Já o daltonismo adquirido pode regredir ou estabilizar, desde que a causa da disfunção seja tratada e a pessoa responda bem ao tratamento.
Resumindo, o daltonismo não é um empecilho para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Hoje em dia, bons materiais didáticos já incluem formas adequadas de uso das cores.
Daltonismo e a Vida Cotidiana
E se você está se perguntando: "Como faz para tirar a carta de motorista?" Bem, as formas mais leves de daltonismo pouco interferem na qualidade de vida das pessoas, que podem obter a habilitação. É possível associar a cor do símbolo à posição da luz nos semáforos e entender o que isso significa.
Claro que, para a organização de roupas e utensílios domésticos, é importante ter cuidado com itens coloridos para quem tem dificuldade de distinguir, seja colocando etiquetas, organizando as formas de guardar ou até evitando a compra de coisas com cores que podem gerar confusão.
E aí, você sabia como o daltonismo se desenvolve e quais são os diferentes tipos? Conte para nós através da plataforma do podcast e siga nosso perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!




Comentários