Descarbonização
- biologar

- 17 de abr.
- 4 min de leitura
Já ouviu falar na palavra "descarbonização"? Se ainda não ouviu, certamente logo menos ouvirá. Quer saber o que ela significa?

O Que É Descarbonização?
Sim, estamos falando de mais uma palavrinha da moda, relacionada ao carbono. Lembra que falamos dele no podcast 23? De forma resumida, tudo que fazemos emite gás carbônico, até quando respiramos (risos). O exemplo mais fácil é que sempre que utilizamos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, seja para produzir energia elétrica ou para o funcionamento do carro, ocorre a emissão de gás carbônico para a atmosfera.
Impactos do Gás Carbônico
Esse gás carbônico, em grande quantidade na atmosfera, altera a composição do ar, impactando, inclusive, no aumento dos buracos da camada de ozônio. E não é prejudicial apenas para o meio ambiente, mas também para a nossa saúde. A exposição aos raios UVA e UVB pode originar doenças de pele, e a poluição atmosférica aumenta problemas respiratórios, afinal, acabamos respirando a poluição.
Conectando Conceitos
É aqui que podemos conectar o conceito de descarbonização, que é buscar a redução e, depois, a eliminação da emissão de gás carbônico dos processos das empresas e de nossas atividades, focando inicialmente no uso de combustíveis fósseis.
Desafios da Descarbonização
Não preciso dizer que isso é um desafio e tanto, pois são necessárias muitas mudanças de atitudes, como a substituição do uso desse tipo de combustível por formas renováveis, o que seria apenas o começo. Para que as pessoas possam aderir às mudanças e para que elas sejam sustentáveis, é importante que tenham um valor acessível, ou dificilmente haverá adesão contínua.
A Importância da Redução do Desperdício
Mas vamos com calma: nenhuma mudança será interessante a longo prazo se não seguirmos um processo que vá evoluindo com o tempo. Uma das primeiras estratégias nesse sentido é a redução do desperdício, principalmente quando se fala em matéria-prima. Isso é fácil de entender, pois quanto maior o desperdício, maior será o consumo desnecessário de recursos naturais, o que encarece o produto final.
Eficiência no Uso de Combustíveis
Quando pensamos em gasolina como combustível, é importante que seja de qualidade, pois pode danificar o automóvel, e que este também esteja com as revisões em dia. Com o avanço da tecnologia, os motores e toda a parte mecânica do carro ganham em eficiência no uso do combustível. Já comentamos que uma forma mais adequada de dirigir também favorece a economia de combustível e o desempenho do veículo, além de reduzir a emissão de gases na atmosfera.
Reciclagem e Energias Renováveis
Outra estratégia que pode ajudar no plano de descarbonização é a reciclagem dos materiais, pois ela emite muito menos CO2 em comparação com a produção de um item novo, simples assim. A energia solar, que já comentamos por aqui no podcast 45, também pode contribuir com a descarbonização por ser uma fonte de energia limpa.
Benefícios da Descarbonização
Vou te contar alguns dos benefícios que essa nova linha, que integra diversos processos, pode trazer para as empresas: certamente agregará valor ao negócio e ajudará a melhorar a imagem da empresa perante o mercado. Também contribui com a sociedade e o meio ambiente como um todo; reduz custos, pois, a longo prazo, as energias renováveis são mais baratas.
Com certeza, contribuirá para o desenvolvimento econômico de setores sustentáveis da economia, podendo gerar redução em impostos e agregar certificados de sustentabilidade para o negócio.
Desafios e Investimentos Necessários
Mas sempre vem aquela pergunta: se é algo que pode trazer tantos benefícios, o que estão esperando para fazer isso acontecer? Bem, primeiro, para fazer essas alterações e melhorias de processos, é necessário um investimento inicial expressivo, especialmente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), mesmo havendo benefícios a longo prazo. Outra coisa importante é que são necessárias novas tecnologias, em especial com relação aos motores de máquinas, automóveis, aviação e fábricas.
Educação Ambiental
Também se faz necessária a educação ambiental para que todas as pessoas desenvolvam consciência sobre essa nova cultura de desenvolvimento sustentável, para que a descarbonização se expanda.
Reflexão sobre a Descarbonização
A descarbonização é um termo novo, mas se pararmos para pensar com atenção, o conceito em si não é nada novo. O que tentam é direcionar o foco mundial para a geração de energia renovável. Lembrando que já falamos sobre diversas fontes de energia renovável, como a solar no podcast 45, eólica no podcast 43, de biomassa no episódio 49 e até sobre reciclagem energética no podcast 25.
E antes de sair no desespero com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, pense nos prós e contras. Porque diminuir a produção de alimentos, por exemplo, diminui a emissão de carbono, mas também diminui a disponibilidade de alimento e empregos. Será que esse é o ponto? As decisões devem ser bem pensadas e seguir o raciocínio se é sustentável a longo prazo e não uma decisão puramente imediatista.
É bacana ter uma visão específica para o Brasil, um país gigante em área e população, onde metade dela ainda não tem saneamento básico em sua residência. Isso mesmo! Sabe quando usamos o banheiro para nossas necessidades e damos descarga? Então, na casa da metade da população brasileira, simplesmente não existe encanamento de água e esgoto. E isso é um problema local muito maior, que prejudica a saúde em adultos e crianças, além de causar problemas ambientais, como alagamento e contaminação do solo. Qual deveria ser a prioridade?
Um dos pontos que queremos chamar a atenção é que é bastante importante e interessante que a "descarbonização" seja discutida sim. Mas não pode ser o único foco, o Brasil tem muito a melhorar em outros aspectos bastante importantes! E aí, ficou fácil entender o que é "descarbonização"? Ficou alguma dúvida? Conte para nós através da plataforma do podcast+ mais e nos siga no perfil @biologaroficial e até a próxima!




Comentários