Descarte remédio
- biologar

- 13 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Acredito que na maioria das casas haja uma "farmacinha” com os remédios de uso mais frequente e isso exige alguns cuidados, já verificou se...
- Tem remédios com data de validade vencida? Verificou se tem comprimidos estufados?
- Os medicamentos estão guardados em local adequado? Fora do alcance de crianças? Longe de umidade?
Pois é, de tempos em tempos é importante fazer uma verificação e aproveitei a pandemia para revisar a minha e encontrei alguns remédios com prazos de validade vencidos e agora? Comecemos pelos cuidados:
· Armazenar remédios em casa aumenta o risco de intoxicação por uso inadequado. Não só para sua família (especialmente crianças) como para os catadores no momento do descarte
· Não descarte medicamentos na rede pública de esgoto (ralo ou privada), na maioria dos países as estações de tratamento não estão preparadas para tratar esse tipo de químico. Atente-se quanto aos antibióticos que quando expostos ao meio ambiente pode selecionar as bactérias resistentes.
· Também não descarte de medicamentos no lixo comum, pois caso sejam destinados para aterro que não possui impermeabilização de solo adequada, haverá o risco do químico percolar, contaminar o solo e atingir o lençol freático.
Agora vamos as soluções:
O Decreto 10.388, 5 de junho de 2020, regulamenta o art. 33 da Lei 12.305/2010 (a famosa logística reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos (bastante mencionada por aqui). Então, medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, industrializados e manipulados, e suas embalagens devem descartados em pontos de coleta para serem encaminhados a seu destino final sem riscos de contaminação.
Na maioria das vezes os pontos de coleta estão em grandes redes de farmácia como (Drogaria São Paulo e Droga Raia), AMEs e UBS, e mercados que possuem farmácia como Extra e Carrefour, para encontrá-los, encontre o local mais próximo a você no ecycle.
Recentemente, visitei o ponto de coleta desse último para descartar algumas embalagens de medicamentos:
Uma outra opção é o programa Destino Certo da rede de farmácias Panvel dispõe de coletores para medicamentos e suas embalagens desde 2010.
Fique ligado em @biologaroficial e veja mais!








Comentários