Energia solar
- biologar

- 31 de out. de 2022
- 3 min de leitura
A energia solar como o próprio nome diz é a energia obtida através da radiação solar.
A obtenção de energia próxima ao que conhecemos hoje, surgiu em 1954 por Russell Shoemaker Ohl, com a primeira célula fotovoltaica utilizada em painéis solares em 1958.
No Brasil os estados que puxam o ranking do uso de energia solar são: MG, SP, RS e RJ. A energia solar pode ser usada de 3 formas diferentes:
Fotovoltaica
Térmica
Heliotérmica/termossolar
A forma mais comum funciona por meio do efeito fotovoltaico (células presentes em painéis solares) através de um fenômeno onde partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel e geram o deslocamento dos elétrons, criando uma corrente elétrica contínua.
Pode ser classificada como On-Grid ou Off-Grid.
On-Grid: o sistema está conectado com a rede pública de energia e após a instalação do sistema de energia solar, o relógio de luz é substituído por um relógio "bidirecional", medindo a energia que entra e que sai do sistema. Ou seja, mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.
A energia que vai para a rede vira créditos de energia (1 crédito para cada kWh gerado em excesso pelo sistema solar fotovoltaico) que pode ser consumido nos próximos 60 meses.
Na conta de luz de cada mês estará descriminado a energia consumida da rede e energia injetada na rede. Se a quantidade de energia injetada na rede for maior que a consumida, haverá então créditos de energia. Além de produzir energia limpa com a luz do sol ainda reduz o custo da conta de luz!
Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e possui regras específicas.
Off-Grid: a unidade se torna autossuficiente energeticamente e a energia captada é armazenada em um banco de baterias, sem conexão com a rede pública, sendo uma solução ideal para locais isolados.
Híbrido: opera a partir da conexão com a rede, mas também esta conectado as baterias. O sistema funciona de forma isolada um do outro. Neste caso, se houver uma queda de tensão na rede elétrica o sistema se mantém independente.
ENERGIA SOLAR TÉRMICA
Também conhecida por aquecimento solar por utilizar o sol como fonte de energia para aquecer líquidos como a água do banho o que dispensa o uso de chuveiros elétricos (um dos maiores consumidores de energia de uma residência). É uma tecnologia bem difundida no Brasil, por ter um custo muito mais acessível.
Outro uso para essa energia é no aquecimento de ambientes em países frios, e em processos industriais.
ENERGIA SOLAR HELIOTÉRMICA
Também conhecida por energia termossolar que funciona de forma indireta captando o calor do sol para aquecer líquidos e para utilizar o vapor gerado para mover turbinas.
VANTAGENS
alto custo de aquisição
não gera energia à noite
falta de incentivos no Brasil
DESVANTAGENS
não polui
energia limpa e renovável (ótimo substituto ao petróleo)
sistema silencioso
fonte de energia gratuita
mínima necessidade de manutenção
fácil instalação e manutenção
economiza até 95% da conta de luz
vida útil de pelos menos 25 anos
ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel
placas são resistentes às intemperes (chuva, sol, vento)
material da placa pode ser reciclada
anti-ilhamento (quando há queda de energia da rede externa o sistema de energia solar permanece em funcionamento ou serve como uma bom substituto).
DUVÍDAS COMUNS
"Moro em apartamento, tem como usufruir da energia solar, já que não tenho telhado para instalar os painéis?"
Sim e serve até para quem não quer pagar o valor inicial da montagem. Basta procurar uma produtora próxima e contratar o serviço pelo período que desejar. Para esse caso, a redução na conta, fica entre 10% e 15%.
"Os painéis podem ser instalados em qualquer lugar ou onde tem maior incidência do sol?"
Isso é uma lenda, a energia é produzida com a radiação, não pela luminosidade.
"Se praticamente usar somente energia solar, a conta de luz da rede será zerada?"
Não, porque as distribuidoras cobram a tarifa mínima de todos os consumidores, como a de uso da rede ou de iluminação pública.
Esse conteúdo também esta disponível no formato de podcast no podcast mais e em post no perfil @biologaroficial.




Comentários