Espelho, espelho meu...
- biologar

- 5 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
...como te descarto? Pergunto eu.
Além de esperar o 7 anos de azar, o que fazer com um espelho que quebrou?
Vamos lá, a primeira vista, o espelho parece um vidro e parte dele é: vidro temperado! Mas o responsável por refletir a imagem é o revestimento composto por nitrato de prata, amálgama ou alumínio.
Afinal, o espelho é reciclável? Sim e parte do processo é separar o vidro do revestimento o que faz esse processo complexo e caro, então não é de interesse das empresas ter esse serviço em seu portfólio hoje em dia.
Atualmente, não encontramos locais de coletas oficiais para esse material, o caminho mais fácil é seguir a ordem inversa: consultar fabricantes, lojas de revenda ou vidraceiros sobre como proceder com o descarte. Outra possibilidade é buscar orientação com a prefeitura de sua cidade sobre o que fazer com o material.
O importante é ter em mente que as substâncias químicas compostas no espelho podem ser nocivos ao meio ambiente e em especial quanto a contaminação de solo e de lençol freático. E em geral esse material acaba em um aterro sanitário.
Lembre-se de manusear os cacos com cuidado para não se machucar, embale com papel ou coloque o material em garrafas plástica e identifique o risco:


O melhor a fazer é tentar prolongar a vida útil do espelho, com cuidados na sua limpeza e manutenção, além de pensar uma segunda change para espelho: como venda até doação para trabalhos artesanais.

Quer ideias sobre o que fazer com o espelho quebrado? O Pinterest pode te ajudar!
Fique ligadinho em @biologaroficial que apresentaremos outros materiais e as melhores formas de descarte!
Fontes: e-cycle, Dinânima Ambiental, ilustração1, ilustração 2




Comentários