Fralda é reciclável?
- biologar

- 1 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Já temos post sobre descarte de fraldas descartáveis e as opções de fraldas reutilizáveis com tecidos tecnológicos que possibilitam menos vazamentos que as usadas há uns 40 anos atrás mas mesmo assim ainda fica o questionamento sobre a quantidade de água usada para a frequente limpeza já que necessita de pré-lavagem e a lavagem em si. Além da organização de tempo entre lavar, secar e montar.
Mas precisamos comentar sobre uma novidade fresquinha que é a possibilidade de reciclar fraldas e evitar que esse material acabe em um lixão ou chegue em rios e mares.
Vamos a novidade: com tecnologia e pesquisa 100% brasileira, agora, esta disponível um processo de reciclagem de fraldas!
A Boomera (startup brasileira que trabalha com Economia Circular) em parceria com a Huggies, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e Kimberly-Clark desenvolveram um processo que resumidamente: esteriliza as fraldas usadas dando a possibilidade de separar sua estrutura a ponto de reaproveitar o plástico para ser reinserido em novas cadeias de produção.
O processo é capaz de quebrar as partículas de gel superabsorvente (complicador do processo) que sai junto com as fezes e urina que é um complicador para a reciclagem. Daí, o material retido é triturado e transformado em resina plástica própria para injeção que já foi reutilizado para produzir os próprios cestos de lixo para o descarte de fraldas.
Todo esse esquema teve uma validação científica e agora foi desenvolvido um piloto pré-industrial que tem capacidade de reciclar 10 toneladas de fralda por mês!
Se um bebê usa 6 fraldas por dia, em apenas 1 mês já temos 180 fraldas e em um ano são 2.160 fraldas descartadas. Ainda que as fraldas são utilizadas por pelo menos 3 anos, sendo o total de +/- 6.500 fraldas!
Fizemos uma amostragem, pesando 5 fraldas tamanho M usadas e os pesos foram entre 100 e 230g, dando uma média de 165g por fralda...para atingir as 10 toneladas são necessárias +/- 60.700 fraldas...uma boa quantidade!
Olhando para a foto da capa, quantas fraldas tamanho M você acha que tem? Imagina que o total de 22!
E ainda temos que cada fralda leva algo entre 400 a 600 anos para se decompor...coitado do bebê que já nasce com uma pegada ecológica enorme!
Entendeu o que significa dar nova utilidade para esse tipo de resíduo? O volume de fraldas sujas que deixam de ir para aterro sanitário?
O programa "Minha primeira reciclagem" é uma parceria entre Huggies, Boomera e Kimberly-Clark busca escolas infantis interessadas e que possam armazenar as fraldas de forma apropriada por uma semana, momento que será recolhido e direcionado para o processo de reciclagem.
Se você tem interesse em participar, acesse o site
https://www.minhaprimeirareciclagem.com.br/, preencha o formulário e caso seja recrutado, a Boomera instalará cestos de coleta, disponibilizará todo o material de comunicação e treinará as pessoas envolvidas nesse processo.
Torcemos para que esse piloto dando certo, quem sabe aumentam as chances de haver algo semelhante para gestão de resíduos de absorventes descartáveis!
Esse conteúdo esta disponível em formato podcast e no @biologaroficial.
Até a próxima!




Comentários