InteligĂȘncia Artificial
- biologar
- 27 de abr.
- 3 min de leitura
VocĂȘ ainda se assusta com as aplicaçÔes e a capacidade da inteligĂȘncia artificial? Eu sim! Vamos conversar um pouco sobre a IA e sua aplicação no meio ambiente?
A ConexĂŁo Entre IA e Meio Ambiente
A interface entre o meio ambiente e a inteligĂȘncia artificial Ă© enorme, e elas se conectam em diversas ĂĄreas. Quando se trata de crescimento urbano e sustentabilidade, a IA pode otimizar o consumo de recursos, facilitando uma gestĂŁo mais eficiente em setores como energia, agricultura e gerenciamento de resĂduos.
Como a IA Pode Ajudar?
A inteligĂȘncia artificial pode:
Otimizar o uso de energia em edifĂcios e indĂșstrias.
Realizar o gerenciamento inteligente de resĂduos e reciclagem.
Executar a modelagem preditiva para evitar desastres naturais.
Atuar no monitoramento da biodiversidade e ecossistemas.
Alguns exemplos prĂĄticos incluem:
Uso de drones para monitoramento e precisão na aplicação de insumos na agricultura.
Modelagem de safras para prever produtividade e condiçÔes climåticas.
Sistemas de irrigação inteligentes que ajustam o uso de ågua.
Detecção de desperdĂcio em sistemas de ĂĄgua potĂĄvel.
AnĂĄlise de qualidade da ĂĄgua em tempo real.
Aprimoramento na eficiĂȘncia dos processos de reciclagem atravĂ©s da automação.
Algoritmos para a gestĂŁo eficiente de recursos urbanos, como transporte e infraestrutura.
Monitoramento Ambiental
No monitoramento ambiental, podemos exemplificar:
Uso de satĂ©lites para monitorar desmatamento e degradação ambiental (como incĂȘndios).
Anålise de dados atmosféricos para entender padrÔes de poluição.
Desenvolvimento de sistemas de alerta para eventos climĂĄticos extremos.
Plataformas de monitoramento da biodiversidade e espécies ameaçadas.
Anålise de dados climåticos para prever padrÔes e elaborar metas de redução de emissÔes de carbono.
Monitoramento da dragagem de areia e emissÔes de metano.
Os Lados Negativos da IA
Mas como tudo tem dois lados, hĂĄ um lado negativo na explosĂŁo da IA e de sua infraestrutura associada, de acordo com um crescente corpo de pesquisas. A proliferação de data centers que abrigam servidores de IA produz lixo eletrĂŽnico. Eles sĂŁo grandes consumidores de ĂĄgua, que estĂĄ se tornando escassa em muitos lugares, e dependem de minerais essenciais e elementos raros, que muitas vezes sĂŁo extraĂdos de forma insustentĂĄvel.
AlĂ©m disso, os data centers usam grandes quantidades de eletricidade, estimulando a emissĂŁo de gases de efeito estufa que aquecem o planeta. Eles tambĂ©m produzem lixo eletrĂŽnico, que geralmente contĂ©m substĂąncias perigosas, como mercĂșrio e chumbo. Durante a construção e operação, os data centers utilizam ĂĄgua para resfriar os componentes elĂ©tricos.
O Consumo de Energia
Para vocĂȘ ter uma ideia sobre o consumo: uma solicitação feita por meio do ChatGPT, um assistente virtual baseado em IA, consome 10 vezes mais eletricidade do que uma pesquisa no Google, segundo a AgĂȘncia Internacional de Energia. Os servidores funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e precisam ser refrigerados por potentes aparelhos de ar condicionado. A agĂȘncia estima que, no centro tecnolĂłgico da Irlanda, a ascensĂŁo da IA poderĂĄ fazer com que os data centers respondam por quase 35% do uso de energia do paĂs atĂ© 2026.
O RelatĂłrio da Economia Digital 2024 aponta como a IA e a mineração de criptomoedas consomem grandes quantidades de ĂĄgua, energia e minerais, contribuindo para emissĂ”es de gases do efeito estufa e poluição. O Brasil Ă© um dos centros de mineração que vĂȘm devastando florestas com grandes reservas de recursos minerais de transição, como 26% do grafite natural, 19% de elementos de terras raras, 14% do manganĂȘs, 12% do nĂquel e 9% da bauxita.
AlĂ©m disso, o manuseio e o descarte inadequados de resĂduos digitais exacerbam as desigualdades ambientais, impactando desproporcionalmente os paĂses em desenvolvimento.
E aĂ, jĂĄ tinha pensado sobre todos os lados dessa moeda chamada IA? Conte para nĂłs aqui ou atravĂ©s da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de ĂĄudio. AtĂ© a prĂłxima!

