Inteligência Artificial
- biologar

- 27 de abr.
- 3 min de leitura
Você ainda se assusta com as aplicações e a capacidade da inteligência artificial? Eu sim! Vamos conversar um pouco sobre a IA e sua aplicação no meio ambiente?
A Conexão Entre IA e Meio Ambiente
A interface entre o meio ambiente e a inteligência artificial é enorme, e elas se conectam em diversas áreas. Quando se trata de crescimento urbano e sustentabilidade, a IA pode otimizar o consumo de recursos, facilitando uma gestão mais eficiente em setores como energia, agricultura e gerenciamento de resíduos.
Como a IA Pode Ajudar?
A inteligência artificial pode:
Otimizar o uso de energia em edifícios e indústrias.
Realizar o gerenciamento inteligente de resíduos e reciclagem.
Executar a modelagem preditiva para evitar desastres naturais.
Atuar no monitoramento da biodiversidade e ecossistemas.
Alguns exemplos práticos incluem:
Uso de drones para monitoramento e precisão na aplicação de insumos na agricultura.
Modelagem de safras para prever produtividade e condições climáticas.
Sistemas de irrigação inteligentes que ajustam o uso de água.
Detecção de desperdício em sistemas de água potável.
Análise de qualidade da água em tempo real.
Aprimoramento na eficiência dos processos de reciclagem através da automação.
Algoritmos para a gestão eficiente de recursos urbanos, como transporte e infraestrutura.
Monitoramento Ambiental
No monitoramento ambiental, podemos exemplificar:
Uso de satélites para monitorar desmatamento e degradação ambiental (como incêndios).
Análise de dados atmosféricos para entender padrões de poluição.
Desenvolvimento de sistemas de alerta para eventos climáticos extremos.
Plataformas de monitoramento da biodiversidade e espécies ameaçadas.
Análise de dados climáticos para prever padrões e elaborar metas de redução de emissões de carbono.
Monitoramento da dragagem de areia e emissões de metano.
Os Lados Negativos da IA
Mas como tudo tem dois lados, há um lado negativo na explosão da IA e de sua infraestrutura associada, de acordo com um crescente corpo de pesquisas. A proliferação de data centers que abrigam servidores de IA produz lixo eletrônico. Eles são grandes consumidores de água, que está se tornando escassa em muitos lugares, e dependem de minerais essenciais e elementos raros, que muitas vezes são extraídos de forma insustentável.
Além disso, os data centers usam grandes quantidades de eletricidade, estimulando a emissão de gases de efeito estufa que aquecem o planeta. Eles também produzem lixo eletrônico, que geralmente contém substâncias perigosas, como mercúrio e chumbo. Durante a construção e operação, os data centers utilizam água para resfriar os componentes elétricos.
O Consumo de Energia
Para você ter uma ideia sobre o consumo: uma solicitação feita por meio do ChatGPT, um assistente virtual baseado em IA, consome 10 vezes mais eletricidade do que uma pesquisa no Google, segundo a Agência Internacional de Energia. Os servidores funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e precisam ser refrigerados por potentes aparelhos de ar condicionado. A agência estima que, no centro tecnológico da Irlanda, a ascensão da IA poderá fazer com que os data centers respondam por quase 35% do uso de energia do país até 2026.
O Relatório da Economia Digital 2024 aponta como a IA e a mineração de criptomoedas consomem grandes quantidades de água, energia e minerais, contribuindo para emissões de gases do efeito estufa e poluição. O Brasil é um dos centros de mineração que vêm devastando florestas com grandes reservas de recursos minerais de transição, como 26% do grafite natural, 19% de elementos de terras raras, 14% do manganês, 12% do níquel e 9% da bauxita.
Além disso, o manuseio e o descarte inadequados de resíduos digitais exacerbam as desigualdades ambientais, impactando desproporcionalmente os países em desenvolvimento.
E aí, já tinha pensado sobre todos os lados dessa moeda chamada IA? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!





Comentários