ISO 14001
- biologar

- 17 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mar. de 2021
Muito se fala sobre sustentabilidade como ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações, sob o aspecto ambiental, social e econômico. Falando assim é bonito, mas você sabe por onde começar?
De alguns anos para cá, muitas empresas começaram a implementar ações como preservação, redução de impactos ambientais, implementar política de sustentabilidade, claro que de modo que não prejudique o crescimento econômico da empresa. Esse conjunto de ações são a base de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Para ter uma padronização foi desenvolvida uma norma internacional que guia empresas de qualquer segmento como integrar seus processos internos quanto a requisitos ambientais e ainda viabilizar o crescimento da empresa. A norma que discutiremos aqui é a ISO 14001 cujo foco é ambiental, ainda há outras normas com foco em Qualidade (ISO 9001), Saúde e Segurança do Trabalho (ISO 45001).
Lembrando que a sua adesão não é obrigatória, as empresas que tem interesse na certificação faz de forma voluntária, não há uma lei que obrigue essa certificação. A ISO é uma organização internacional de Normalização onde especialistas de 162 países se reúnem para estabelecer padrões internacionais voluntários. Esse processo ainda inclui pontos relevantes para o mercado que apoiam a inovação e podem trazer soluções para desafios globais. O Brasil é um dos países participantes através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou seja, a ISO 14001 é conhecida por NBR ISO 14001.
As ISO seguem por base o PDCA, do inglês planejar, fazer, verificar e agir. Veja abaixo dentro do ciclo como esta estabelecida a estrutura da norma:

Objetivos da ISO 14001 são:
- prevenir ou mitigar impactos ambientais diversos;
- atender aos requisitos legais como a legislação local e outros requisitos como requerimentos de clientes;
- como utilizar a perspectiva de ciclo de vida (que discutiremos futuramente aqui)
- benefícios financeiros e operacionais junto de alternativas ambientais que reforçam a organização no mercado
- pode ser produzir mais com menos, afinal é necessário ter como subsidiar o sistema de gestão ambiental
- atendimento ao cliente, ser competitivo
- melhora da imagem da empresa.
Para você ter algo sustentável é necessário que ele se enquadre como ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
Pensando em menor escala, pensemos em um processo que acontece todos os dias em nossa casa: lavar louça. O passo-a-passo para lavar louça é: pegar a espoja de louça, aplicar certa quantidade de detergente, esfregar em copos, pratos, talheres e panelas. Depois disso enxaguar e colocar a louça para escorrer a água.
Onde a ISO 14001 se aplica aqui?
1º definindo o processo de como lavar a louça: qual esponja usar, qual detergente e qual quantidade utilizar, como esfregar, como enxaguar? A princípio o recurso natural usado seria a água para enxaguar, certo? Sim, mas na maioria das casas há saneamento básico para água e esgoto. Mas em locais que não existe saneamento básico há um potencial risco de contaminação de solo e água por detergente e gordura, certo? Daí precisa saber o que fazer com a água suja.
Toda causa tem um efeito, isso é o mesmo dizer que há aspecto ambiental (uso de um recurso natural) e impacto ambiental (resultado do uso do recurso). Uma vez selecionados os impactos significativos, se estabelece o plano de controle.
Toda essa discussão para um processo simples e comum em nosso dia-a-dia, imagina isso dentro de uma empresa, o quão complexo é desenvolver o SGA.
Uma vez o Sistema de Gestão Ambiental estabelecido, depois ela se submete a uma auditoria de uma empresa certificadora (acreditada pelo INMETRO) para receber a certificação. Em geral, a cada 3 anos é necessário fazer a auditoria de re-certificação e revalidar o SGA. Por isso que é importante falar que o objetivo é a melhoria contínua do sistema. Fora as auditorias internas que devem ser periódicas e as auditorias de segunda parte que são as solicitadas pelo cliente.
Caso seja notada alguma não-conformidade, é dado um prazo para tomada de ações para correção, mas caso seja notado que ações tomadas não são válidas, a certificação pode ser suspensa, até mesmo cancelada. Dependerá do tipo do problema, caso seja algo ilegal, a certificadora pode/deve denunciar a empresa.
A certificação ISO contribui:
- com a boa imagem da empresa perante a sociedade em geral, inclusive é um ponto bastante explorado no marketing
- redução de desperdícios, pois a premissa da ISO direciona para uma melhor gestão de produção, evitando gastos desnecessários e por consequência a redução de custos;
- favorece a empresa quanto a competitividade no mercado, por aumentar a confiabilidade até na contratação de parceiros e fornecedores, existem ainda as licitações que só concorrem empresas certificadas.
Ouça o episódio completo pelo aqui ou pelo Spotfy. E não deixe de seguir nosso perfil @biologaroficial
Fonte: NBR 14001, blog Gestão ISO 14001




Comentários