Isopor reciclar ou não?
- biologar

- 4 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Isopor® é a marca produto sintético onde 98% é feito de ar e 2% de plástico (poliestireno expandido – EPS), material RECICLÁVEL que pode ser destinado para:
Reaproveitamento na construção civil
Produção de energia elétrica térmica
Fabricação de novos objetos de plástico
Fabricação de colas, solventes, e até sola de calçados
Assim como a maioria dos produtos que já discutimos, o isopor (plástico) não é biodegradável, sua degradação no ambiente é muito lenta e ainda origina micro plástico (mesma situação do Glitter, lembra?), esse material vai acabar nos rios e oceanos e acaba confundido como alimento pelos animais. Não se esqueça que esses animais fazem parte da nossa cadeia alimentar!
Em tempos de quarentena, aumentou o consumo de "refeições para viagem" e na maioria das vezes a embalagem utilizada é de isopor.

Na hora de descartar isopor, lembre-se de colocá-lo no lixo reciclável.
A pergunta mais comum é: "por que o coletor de reciclável que passa na minha rua não aceita isopor? O isopor é RECICLÁVEL, mas é POUCO RECICLADO, devido a baixa viabilidade econômica. Traduzindo, como o isopor é leve e volumoso, requer grande volume de material para ser comercializado, por consequência é necessário maior área de armazenagem o que eleva os custos para catadores e cooperativas, já que há materiais com maior valor de comercialização cujo custo de armazenagem é menor.

Se cooperativas e catadores não coletarem o isopor, o que fazer?
Os pontos de descarte estão aptos a receber isopor, consulte o portais como e-cycle e cempre sobre esses locais.
Lembre-se de descartar o isopor limpo (uma enxaguada rápida, a limpeza adequada faz parte do processo de reciclagem) e seco. Apenas as bandejas de carne (aquela com furinhos no fundo) não é reciclável e deve ser descartada em lixo comum para ser direcionado a um aterro sanitário.e aliado a isso não se esqueça do consumo consciente desse tipo de material.
Fonte: Mundo Isopor, Cuidar do Verde, Revide, Imagem 1, Imagem 2, Capa, Imagem 3.




Comentários