Logística Reversa, conhece?
- biologar

- 9 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2021
Dedicamos um episódio completo sobre logística reversa, ouça aqui!
Em geral, a logística mais conhecida é o transporte de um produto do fabricante ao consumidor, já a logística reversa é como o próprio nome diz, é a logística ao contrário onde o produto (agora resíduo), retorna ao fabricante como demonstrado no ciclo abaixo. Claro, se fosse simples assim, esse processo estaria bem estabelecido.

A logística reversa é um conceito um pouco novo, surgiu em discussões na Europa e esta relacionado com a responsabilidade estendida do fabricante. Aqui no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 12.304/10, estabelece a logística reversa mandatória para materiais como:
- pilhas e baterias
- pneus
- óleos lubrificantes
- embalagens de agrotóxicos
- equipamentos eletrônicos
Como você vai saber como isso funciona? Esse tipo de informação pode ser pouco visível, mas você pode buscar orientação com o fabricante
Situação: Lojas de operadoras de telefonia que recebem celular é considerado processo de logística reversa?
Sim, o celular é um eletrônico e ainda apresenta bateria interna de lítio. Um ponto que é importante de observar é que descartar um celular é algo relativamente simples pois é um aparelho pequeno e pontos de coletas são bem comuns. Agora quando pensamos no descarte de um geladeira já é algo bem mais complexo pensar em entregar esse produto em algum lugar, por isso, entre em contato com o fabricante para entender o melhor processo.
É preciso entender que lixo e resíduo não é a mesma coisa.
- Lixo: é o material que não pode ser reutilizado ou reciclado e só pode ser direcionado para aterro sanitário, exemplo: lixo do banheiro
- Resíduo: é o material que pode ser reutilizado ou reciclado, exemplo: plástico, vidro.
O descarte correto traz muitos benefícios como prevenir:
- a contaminação do solo
- poluição da água
- reduzir a extração de recurso natural
Voltando para o exemplo acima, ao entregar o celular em um dos pontos de coleta, eles serão desmontados e os componentes segregados. Assim, é possível redirecionar cada material para reciclagem ou reuso em outras cadeias de produção.
É isso aí, espero que tenham entendido melhor como funciona o processo de logística reversa e siga nosso perfil @biologaroficial.




Comentários