top of page

Natureza x Pandemia?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 12 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de jul. de 2020

Desde o final de 2019 quando surgiram os primeiros casos de covid-19 até o mundo virar de ponta cabeça, você parou para observar de forma geral como a natureza tem se comportado? Veja o que tem acontecido por aí:

Isso é apenas uma amostra da constante busca do equilíbrio pela natureza.

Quem nunca ouviu a frase "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", Lavoisier?

Por isso que muitos brincam e falam que bebemos a mesma água dos dinossauros já que a água possui um ciclo fechado: a água evapora -> vira nuvem -> cai no solo como chuva -> alimenta os rios, os lagos e com a água subterrânea alimenta os mares -> evapora e começa tudo de novo. - tem sido assim pelos últimos milhões de anos.


Outro exemplo interessante são os furacões e tempestades que podem afetar negativamente os ecossistemas além de prejudicar a vida de uma quantidade significativa de pessoas, mas ajudam a distribuir o calor na Terra e sem esse fenômeno natural, o clima poderia ficar completamente fora de controle. Pesquisadores da Duke University publicaram estudos que mostram que se não houvessem furacões na linha costeira das ilhas-barreiras seus ecossistemas não sobreviveriam.


As queimadas também considerado outro desastre natural pode beneficiar certos ecossistemas ao eliminar plantas invasoras indesejadas (assim como também pode ajudar a espalhá-las), enriquecer os solos com nutrientes frescos e propiciar uma maior diversidade de plantas. Os animais ainda podem ser atraídos pelo novo crescimento em áreas queimadas frescas. Algumas plantas são dependentes do fogo para quebrar a dormência de suas sementes e assim poder germinar. Não será da noite para o dia que tudo voltará a ser como era antes de habitarmos o planeta, inclusive há quem diga que há risco no período pós-pandemia haver uma corrida para "recuperar o tempo perdido" e os impactos ambientais serem ainda mais intensos e severos do que anteriormente.


Mas o que queria chamar atenção é que de alguma forma e no seu tempo, a natureza tenta se reerguer e o processo de extinção de algumas espécias e surgimento de outras também faz parte do seu ciclo. Então, perante a natureza, mesmo o homem sendo um animal com alta capacidade adaptativa, continua sendo Homo sapiens sapiens, tão ser vivo quanto qualquer ser que classificamos como vegetal ou animal.


Observando friamente, segundo alguns estudos link, o covid-19 surgiu de forma natural e mesmo fazendo muitas vítimas (nosso respeito a todos), um dia essa pandemia vai passar, mas ela faz parte da natureza. A única certeza é que outras situações como essa surgirão novamente e nos resta fazer o que o Homo sapiens sapiens tem feito há anos, nos adaptar.


Já tinha pensado por esse lado? Veja essas e outras reflexões em @biologaroficial

Comments


©2020 por biologar.com.br

bottom of page