O que é Greenwashing?
- biologar
- 16 de abr.
- 2 min de leitura
Greenwashing
Você já ouviu falar em greenwashing? Nos últimos anos, esse termo tem sido cada vez mais utilizado e está relacionado a práticas de propaganda enganosa.

O Que É Greenwashing?
O termo "greenwashing" foi utilizado pela primeira vez em 1989 em um artigo da revista New Scientist, fazendo uma analogia com "brainwashing" (lavagem cerebral). Greenwashing refere-se a práticas desonestas de comunicação que camuflam, mentem ou omitem informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
Uma pesquisa divulgada em janeiro de 2021 pela Comissão Europeia analisou 344 websites e descobriu que mais da metade das empresas não forneceu informações suficientes sobre seus produtos para que os consumidores pudessem avaliar a veracidade das alegações. Em 37% dos casos, as empresas usaram termos como "consciente", "amigo do ambiente" e "sustentável", tentando transmitir a ideia de que seus produtos não têm impacto negativo no meio ambiente.
Exemplos de Greenwashing
Um caso emblemático de greenwashing ocorreu em 2015, quando a Volkswagen foi envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel. A montadora admitiu que usou um programa de computador para burlar inspeções em 11 milhões de veículos, resultando em um grande prejuízo e na renúncia do presidente da empresa.
Outro exemplo é a campanha da Fiat em 2017, que promovia um "pneu verde". Após investigação, concluiu-se que não existia um pneu "verde" em relação à produção e descarte, resultando em uma advertência do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
A Necessidade de Práticas Sustentáveis
Com a crescente demanda por práticas sustentáveis, muitas empresas buscam se apresentar como ambientalmente corretas. Isso se deve, em parte, à busca por capitais de investimentos chamados "fundos verdes", que são concedidos a empresas que adotam práticas com uma agenda ESG (ambiental, social e de governança).
A coordenadora de sustentabilidade na FIA Business School, Mônica Kruglianskas, afirma: "Ninguém é 100% sustentável. Mas mostrar que está melhorando e buscando um caminho já passa uma mensagem positiva para os consumidores." É importante lembrar que não existe impacto zero em nossa existência, mas sim formas de amenizar as consequências ambientais.
Como Reconhecer Práticas Sustentáveis
Você pode se perguntar como saber se uma empresa realmente utiliza práticas sustentáveis e cumpre a agenda ESG. Claudia Yoshinaga, da FGV, alerta que o conceito é amplo e que é fácil para uma empresa afirmar que é ESG, mas fazer o mínimo. Por exemplo, retirar copinhos plásticos da copa não é suficiente para se considerar uma empresa ambientalmente consciente.
Quando uma empresa usa a etiqueta de ESG, não há obrigação de divulgar todas as suas práticas. Isso torna difícil para clientes e investidores discernirem quais ações são reais e quais são apenas marketing.
A boa notícia é que práticas ruins estão sendo desvendadas e estão custando caro para quem tem um discurso diferente da prática. No Brasil, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais publicou novos critérios para identificar fundos de investimento sustentáveis, priorizando a adoção de regras que estabelecem princípios a serem seguidos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre greenwashing? Conte para nós aqui ou na plataforma do podcast+ e siga o perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!
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