O que fazer com entulho?
- biologar

- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Por acaso você já fez alguma reforma ou pequeno reparo na sua casa, você sabia o que fazer com o entulho? Vamos ver um pouco sobre isso hoje:
Todo material originado em reformas, reparos, demolições, escavações para obras são chamados de Resíduos da construção civil (RCC). Alguns exemplos são os tijolos, blocos cerâmicos, telhados, concreto, metais, resinas, tintas, madeiras, gesso, tubulações, fiação, etc. Por demorar muito tempo para decompor e seu impacto ambiental, é considerado um tipo de resíduo crítico.
De acordo com a resolução Conama 307/2002, há diferentes formas de classificar os resíduos, de acordo com sua composição e suas possibilidades de reutilização/reciclagem.
Classe A: origem de construção, demolição - possível reutilização como tijolos, blocos, telhas, concreto.
Classe B: recicláveis formados por plásticos, papéis, vidros, gesso e madeiras.
Classe C: resíduos sem tecnologia ou processos economicamente viáveis de recuperar ou reciclar.
Classe D: resíduos perigosos como tintas, solventes, amianto, óleo.

Fique atento! De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tanto o poder público, como pequenos, médios e grandes geradores são responsáveis pela destinação final dos resíduos. Caso os resíduos não sejam geridos de forma adequada, podem ser aplicadas multas.
Não é difícil ver entulhos descartados de forma errada em beiras de córregos e rios, terrenos baldios, lixões e hoje em dia já temos disponíveis formas sem custos e corretas para o manejo de material. O descarte inadequado pode levar a contaminação de solo, assoreamento e poluição de rios, proliferação de insetos, roedores, escorpiões.
Estratégias vem sendo difundidas introduzindo a sustentabilidade e economia circular no plano de gerenciamento de resíduos, nas empresas do ramo de construção civil. Um exemplo é utilizar entulho para aterrar outras obras e um processo tão simples como esse reduz custo de compra de brita, evita retirar mais material da natureza e diminui a quantidade de resíduo gerado destinado a aterros.
E o como fazer para o material que você em sua casa siga esse tipo de processo?
1- Até 50 kg de entulho por dia, pode ser utilizado o descarte domiciliar
2- Até 1m³ de entulho por dia, utilize Ecopontos (encontre ecopontos)
3- Volume superior a 1m³, é necessário contratar o serviço de caçambas para transporte de resíduos. Verifique a empresa esta licenciada junto a prefeitura local e qual período que ela pode ficar estacionada).
Pronto, da próxima vez você já sabe como fazer!
Veja mais posts em @biologaroficial e fique por aqui para mais novidades!
Fonte: ecycle; Royal Maquinas; Ecoassist; vg residuos;




Comentários