ODS, conhece?
- biologar

- 3 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Já ouviu falar na sigla ODS?
São Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. Mas antes de falar sobre ODS vale relembrar como chegamos até aqui:
1972 - aconteceu a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente em Estocolmo envolvendo 113 países. Temas como chuva ácida e poluição foram discutidos mas o resultado foi o impasse entre países desenvolvidos que defendiam o "desenvolvimento zero" para evitar os impactos ambientais versus países subdesenvolvidos que defendiam o "desenvolvimento a qualquer custo" para garantir melhor qualidade de vida às populações.
1987 - publicação do relatório "Brundtland - Nosso futuro comum" com a definição sobre "desenvolvimento sustentável" expondo situações como o elevado consumismo dos países de primeiro mundo e a pobreza dos países do terceiro mundo, sugeriu pela primeira vez estabelecer limites, controles dos impactos e a estimular a superação da pobreza através do desenvolvimento.Além de apresentar outros temas ambientais (aquecimento global, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio), sugeriu a ONU a necessidade de uma nova conferência internacional para avaliar os grandes impactos ambientais.
1992 - aconteceu a ECO92, RIO-92 ou Cúpula da Terra aqui no RJ, com a participação de 175 países. O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos em contribuir com apoio financeiro e tecnológico para implementar um desenvolvimento sustentável em países em subdesenvolvidos. Esse compromisso político foi firmado com a Agenda 21.
1997 - 3ª Conferência das Nações Unidas em Kyoto foi assinado por 84 países o primeiro acordo internacional para controle de emissão de gases de efeito estufa, o Protocolo de Kyoto. Esse é aquele acordo que os Estados Unidos se retirou em 2001.
2002 - houve a Rio+10 (10 anos após a RIO-92) em Joanesburgo
2012 - novamente o Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
2015 - na sede da ONU em Nova Iorque aconteceu o encontro da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável onde todos os países membros definiram os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OD
S) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. O prazo para sua conclusão é 2030, por isso é chamada de Agenda 2030.São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Objetivo 1. Erradicar a pobreza
Objetivo 2. Fome 0 e agricultura sustentável
Objetivo 3. Saúde e bem estar
Objetivo 4. Educação de qualidade
Objetivo 5. Igualdade de gênero
Objetivo 6. água potável e saneamento
Objetivo 7. Energia limpa e acessível
Objetivo 8. Trabalho decente e crescimento econômico
Objetivo 9. Indústria, inovação e infraestrutura
Objetivo 10. Redução da desigualdade
Objetivo 11. Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12. Consumo e produção responsáveis
Objetivo 13. Ação contra mudança global do clima
Objetivo 14. Vida na água
Objetivo 15. Vida terrestre
Objetivo 16. Paz, justiça e instituições eficazes
Objetivo 17. Parcerias e meios de implementação
E esses objetivos todos são aplicados aos diferentes público como a sociedade civil (como você e eu), o setor privado, governo e a academia. Sabemos que somente com a ação e cooperação entre todos os setores que será possível cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com sucesso. E não é algo simples de cumprir, pois, exige compromisso, investimento de recursos, monitoramento e uma atuação interdependente dos setores da sociedade.
Eu vejo maior movimentação do setor privado até porque isso vai além do financiamento de projetos e integrar essa perspectiva em suas próprias atividades não é apenas uma questão de cidadania corporativa, mas também um posicionamento estratégico necessário ao sucesso futuro do próprio negócio.
Mas aí eu te faço uma pergunta, você conhecia sobre esse tema? Lembrando que ele foi iniciado em 2015, estamos em 2021 e a meta é 2030. Infelizmente poucas pessoas, até mesmo entre aqueles que estão em postos de decisão de governo conhecem e atuam nesse sentido.A participação da sociedade é fundamental porque aumenta a capacidade da sociedade de monitorar e influenciar as decisões e posições do Estado e reforça a importância da população em temas relevantes. Um exemplo quando falamos do papel do governo federal é promover políticas para adoção dos ODS nos municípios e já pensou se os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) são os que necessitam de mais apoio para aderirem e aplicarem os ODS à sua gestão cotidiana, certo? Sim e por outro lado os municípios com maiores IDHM e com experiências de implementação dos ODS são potenciais parceiras no processo de adoção dos ODS para auxiliar os com menores índices.
Seria bem interessante esse tipo de aplicação mas aqui no Brasil onde ainda há locais que não possuem nem saneamento básico como fazer? Bem, o que pode e deveria ser feito é saber quais pontos são importantes de serem trabalhados por aqui e conectar com possíveis ODS, planejar e acompanhar resultados.Você vê isso acontecendo nesse sentido? Alguma notícia na internet? Com a pandemia do covid-19 o que aumentou foram os problemas como desemprego, pobreza...olhando o copo meio cheio seria um momento interessante de revisar as ações e recomeçar com foco no futuro e em novos processos que tenham como referência as ODS. É se parar pra pensar estamos falando de pobreza que é o objetivo 1, desemprego se conecta com o objetivo 8. Estamos passando por problemas de seca com aumento dos custos de produção de energia. Fácil de ver conexão com os objetivos 6 sobre água e 7 sobre energia renovável.
O mais importante é ter um rumo, planejar e acompanhar os resultados para que ajustes possam ser feitos ao longo do caminho iniciado lá em 87.
E você o que acha? Gostou de saber a origem das discussões da sustentabilidade? Deixe sua mensagem através da plataforma do podcast + e nos acompanhe no perfil @biologaroficial no instagram e até a próxima!
Fonte: Brasil escola; Senado.gov; Senado.leg; Brasil.un.org; gtagenda2030; Ipea;




Comentários