top of page

Origem da reciclagem

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 22 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Temos vários episódios dedicados à reciclagem e às possibilidades disponíveis aqui no Brasil, mas já parou para pensar como isso funciona em outros lugares do mundo? Quando começou essa história de reciclagem? Quer saber mais? Então você veio ao lugar certo!


Acervo Canva
Acervo Canva

A Origem da Reciclagem

Tudo começou quando o homem deixou de ser nômade e passou a domesticar animais e desenvolver suas plantações. Com isso, surgiram comunidades e, consequentemente, um novo problema: o lixo. Na Idade Média, a preocupação sanitária levou à criação das primeiras iniciativas de coleta de lixo, utilizando carroças, já que o lixo sempre esteve associado a diversas doenças.


A Revolução Industrial e o Aumento do Lixo

Entre os séculos XVIII e XIX, com a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial, houve um aumento considerável na quantidade e na variedade de lixo gerado. O que antes era basicamente material orgânico, como carcaças de animais e fezes, passou a incluir resíduos industriais, como eletrônicos e materiais químicos. O crescimento populacional também contribuiu para o aumento da geração de lixo.


A Popularização da Reciclagem

Foi a partir da década de 70 que a reciclagem começou a se popularizar. A palavra "recycle" é de origem inglesa, onde "re" significa repetir e "cycle" significa ciclo. Junto a isso, surgiu o sistema de coleta seletiva, onde os resíduos são separados de acordo com os processos de reciclagem.


Reciclagem no Brasil

No Brasil, o primeiro registro relacionado à reciclagem foi de papel, em 1985, pelo professor Emilio Eigenheer, que havia estudado na Alemanha. Durante muito tempo, os catadores de lixo foram os principais responsáveis pela coleta seletiva, e muitos se organizaram em associações e cooperativas.


Práticas de Reciclagem pelo Mundo

A reciclagem é bastante específica por país. Por exemplo, na Alemanha, o sistema Green Dot exige que fabricantes e varejistas paguem por um “ponto verde” nos produtos, o que incentiva a produção de embalagens mais finas e recicláveis. O país é líder em reciclagem, seguido pela Áustria e Eslovênia.

Na Coreia do Sul e no Japão, a reciclagem também apresenta ótimos resultados. O Japão, por exemplo, segue a regra dos "3 Rs": reduzir, reutilizar e reciclar. A cidade de Kamikatsu, com cerca de 1.500 habitantes, chegou a ter uma taxa de reciclagem de 81%. A separação do lixo começa em casa, e os japoneses pagam para descartar o lixo, comprando sacolas específicas para isso.


Desafios da Reciclagem no Brasil

Embora o Brasil tenha avançado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ainda há muito a ser feito. A conscientização sobre a reciclagem e a importância de reduzir a geração de resíduos é fundamental. A ausência de um programa eficaz de reciclagem pode resultar em perdas econômicas significativas.


Você pode fazer a sua parte e conscientizar as pessoas ao seu redor. Pode parecer que pequenas ações não mudam o mundo, mas se cada um fizer a sua parte, certamente o mundo será diferente. Achou as informações do podcast de hoje interessantes? Tem interesse em saber mais sobre pequenas ações que você pode fazer no seu dia a dia para contribuir com o meio ambiente? Escreva para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page