top of page

Planta ideal

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 1 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Quer ter aquela sensação de aconchego no lar? Que tal adicionar uma plantinha em casa? Mas quem nunca ficou na dúvida do que colocar em casa e se aquilo vai dar certo, Hoje daremos algumas dicas sobre como escolher a planta ideal para sua casa.


1- Observe se o ambiente onde você deseja colocar a planta bate sol direto, ou se é só em parte do dia (manha ou tarde), ou se não bate sol, mas é bem claro e se não bate sol nenhum e no geral é escuro (escuro a ponto de ter que ascender a luz para ler de forma confortável). Em qualquer bom local que você for adquirir sua planta vão te perguntar sobre a luminosidade e isso acaba ajudando a filtrar as opções para você realizar a melhor escolha.


2- No local bate vento? Se a sacada, varanda ou área de serviço está em um corredor natural de vento dependendo da planta ela murchará ou até morrerá mesmo regando e adubando. Isso inclui ar condicionados e ventiladores ok?!


3- Há plantas que são sensíveis ao toque, não estou falando da mimosinha que fecha as folhas, mas sim daquelas que acabam murchando ou se quebram no local que são pressionadas. Por isso, vale verificar se o local que deseja por a planta é de passagem e se sim evite plantas sensíveis ao toque ou que tenham espinhos. Aliás, essa mimosinha que comentei não é ideal colocá-la em um local de passagem porque ela iria ficar gastando energia a toa se fechando enquanto poderia estar concentrando a energia em situações importantes como em cicatrização de feridas, enraizamento, florescimento e assim por diante. O mesmo acontece com as plantas carnívoras que fecham a mosca dentro delas e as pessoas ficam tocando nela somente para ver o que acontece. Aliás, indicamos as plantas carnívoras para área externa de casa, são plantas encantadoras que também fazem fotossíntese. Existem diferentes formas de captura de suas presas que são no geral insetos. Algumas enjaulam, outras grudam, sugam ou fazem funis difíceis do inseto sair.


4- Não se esqueça, se na casa há animais e crianças os cuidados aumentam. Algumas plantas são toxicas e o melhor seria evitá-las, caso contrário será preciso criar estratégias para que os animais e crianças nunca tenham acesso à ela. Como por exemplo prateleiras altas, cercados, obstáculos ao redor do vaso e assim por diante.


Bom, vamos aos exemplos de plantas para:


- Ambientes com bastante iluminação natural: croton, palmeira leque, palmeira luca, espada de são jorge, a lança de são jorge, árvore da felicidade (ou fortuna), yuca, trapoeraba roxa, begônia, cacto.

- Ambientes de luz indireta ou luz difusa dentro de casa temos: orquídeas, samambaias, suculentas, peperômia, ciclanto, bambu, palmeira camedórea elegante, violetas, cyclamen, jade, fitônia, comigo ninguém pode, jiboia, avencas, costela de adão, rhipsales, lambari e assim por diante Para ambiente de pouca luz, ou meia sombra é indicado: rabo de burro, lírio, antúrio, zamioculca, clorophito, aglaonema, calatheas.


- Ambientes com vento e ar condicionado: yuca, peperomia, espada de são jorge, orquídea phalaenopsis, russélia, cica, clusia, abacaxi, cactos e suculentas.

Quanto a manutenção, o indicado é trocar o vaso da planta a cada dois anos, para que ela tenha um espaço maior e mais terra e adubo para crescer. Para manter no tamanho que está, basta dividir sua planta com cuidado para não quebrar as raízes e fazer outro vaso com a mesma planta. Não se esqueça das regrinhas de colocar pedras no fundo do vaso para a água escoar e a melhor composição de substrato, ou seja terra e matéria orgânica e areia conforme a espécie escolhida.


Sempre vale pesquisar qual é a origem da sua planta, e adequar a disponibilidade de água imitando o ambiente natural.Lembrando: evite que haja o acumulo de água nos pratinhos dos vasos, a dengue ainda está rondando a área urbana de todo Brasil, você pode colocar areia ou escolher um pratinho que fique bem justo ao vaso.


Ouça o episódio completo em podcast mais ou nas plataformas de áudio pelo podcast "Biologar". Fique ligado no perfil @biologaroficial no instagram.


Fonte: imagens Google

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page