top of page

Pneu e Sustentabilidade

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 13 de abr.
  • 3 min de leitura

Você sabia que um dos primeiros produtos abrangidos pela logística reversa na Política Nacional de Resíduos Sólidos foi o pneu? Você imagina o motivo? O pneu pode causar diversos impactos ambientais. E outra coisa importante: entenda como usar o pneu de forma favorável ao seu bolso, até porque, você já viu o preço do pneu? Jesus!


Produção do Pneu

Vamos começar explicando como o pneu é produzido. O processo é bem complexo e envolve cerca de 30 tipos de borrachas diferentes, incluindo borracha sintética, borracha natural e "negro fumo", que é um derivado do petróleo. Além disso, são adicionados outros ingredientes que formam um composto escuro, que é cortado em tiras. Essas tiras são montadas de dentro para fora com elementos têxteis como poliéster e nylon, cintas de aço, telas e outros componentes.


Vulcanização

Todo esse processo resulta em um pneu "verde", que é direcionado para o processo de vulcanização em moldes quentes, onde será moldado na forma final. Cada desenho de ranhura é específico de uma marca e tem função na aerodinâmica e na relação atrito-adesão com o solo. Os pneus de automóveis são projetados para suportar altas velocidades, enquanto os pneus de carga são fabricados de acordo com o peso que deverão sustentar.


Impactos Ambientais

Sabia que só no Brasil são fabricados 70 milhões de pneus por ano? E que nesse mesmo período são gerados 160 milhões de pneus para descarte? Vale considerar que se estima que um pneu leve pelo menos 600 anos para se decompor por completo. Os impactos ambientais relacionados ao pneu incluem:


  • Escassez de Recursos Naturais: A produção de pneus utiliza borracha, petróleo e metais.

  • Descarte Inadequado: Pneus abandonados em terrenos baldios, rios e oceanos podem acumular água parada, propiciando o desenvolvimento de doenças como dengue, zika e chikungunya.

  • Queima de Pneus: A queima de pneus libera gases que contribuem para o efeito estufa e poluição atmosférica.


Logística Reversa e Inovações

Não é à toa que o pneu está incluído na Política Nacional de Resíduos Sólidos como um item específico para a logística reversa obrigatória. Recentemente, a Goodyear iniciou a produção de pneus substituindo derivados de petróleo por óleo de soja, melhorando a performance em comparação à versão anterior, especialmente em quilometragem e tração.


Reaproveitamento de Materiais

Muitas tecnologias novas estão em teste para auxiliar no reaproveitamento dos materiais que compõem o pneu. A partir de grânulos de borracha, é possível cobrir áreas de lazer, fabricar tapetes para automóveis, solas de sapato e até novos pneus. Outra aplicação é a adição de borracha ao asfalto para recapear ruas, aumentando a durabilidade e qualidade do asfalto.


Cuidados com Pneus

Se você quer ajudar o meio ambiente e economizar, é importante saber como prolongar a vida útil do pneu do seu veículo. Aqui estão algumas dicas:


  1. Calibragem: Verifique no manual a pressão correta e faça a calibragem a cada 15 dias. Pneus murchos consomem mais combustível e emitem mais CO2.

  2. Calibrar com Pneus Frios: A pressão interna aumenta com o calor, dando uma falsa ideia de que precisa ser esvaziado.

  3. Verificar a Válvula: Monitore a válvula, pois ela pode apresentar rachaduras e gerar vazamentos.

  4. Calibrar o Estepe: Não esqueça de verificar o estepe!

  5. Revisões Periódicas: Inclua alinhamento e balanceamento para evitar desgaste irregular.

  6. Rodízio de Pneus: Troque a posição dos pneus periodicamente para prolongar a vida útil.

  7. Desviar de Buracos: Sempre que possível, evite buracos nas ruas.

  8. Condução Defensiva: Evite arrancadas e frenagens bruscas, que desgastam os pneus.


Considerações Finais

O pneu possui uma data de fabricação, mas a garantia inicia na data da compra. O pneu recauchutado é uma opção mais barata, mas deve ser escolhido com cuidado. O selo de identificação de conformidade do INMETRO é importante para garantir a segurança do produto.

Com as dicas que comentamos, você pode evitar de perder até 20.000 km do uso dos pneus! E de quebra, dá uma ajudinha para o meio ambiente. Você tem ideia da distância que é 20.000 km? É basicamente meia volta ao mundo! E você, já pensou que ter um automóvel dá tanto trabalho? Isso porque falamos apenas sobre a manutenção dos pneus. Sabe sobre outras formas seguras de economia para veículos? Conte para nós através da plataforma do podcast+ e siga nosso perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!


ree

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page