top of page

Pomba, rato com asas?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 1 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

A pomba que costumamos ver por aí é a "Columba livia" e não é original do Brasil. De origem mediterrânea (Europa, Oriente Médio e norte da África), foi trazida para as Américas durante a colonização européia.


Foram trazidas com o objetivo de deixá-las em gaiolas e até servir como alimentação. Com o passar do tempo e a manipulação as aves foram escapando e junto com a família real tiveram uma nova função: deixar o local com um ar mais "europeu".


Os animais que escaparam permaneceram próximos as regiões urbanizadas e como temos visto, a sua população só cresceu. Com isso, veio o novo problema: a questão sanitária.


Isso mesmo e é daí que vem o pensamento "rato com asas", a pomba acabou se tornando uma praga urbana, pois, não tem predador natural e se reproduzem sem nenhum obstáculo.


É e através de suas fezes SE contaminadas, ao serem inaladas ou ingeridas podem transmitir muitas doenças como pneumonia, meningite e criptocose...doenças que se não tratadas podem levar à morte. Outro ponto é que os ninhos podem conter ácaros que causam alergias e micoses.


São todas doenças que possuem tratamento mas que podem ser prevenidas com ações simples como evitar aglomeração de aves, evitar acesso em locais desejados para fazer ninho como lajes e parapeitos. Ah caso haja acúmulo das fezes de pomba é recomendado umedecê-las antes de retirá-las para evitar a formação de poeira e a contaminação por fungos causadores de doenças. Além do uso de máscara facial e luvas durante a limpeza.


Quem nunca ouviu "rato com asas" se referindo as pombas? Ela acabou se tornando uma praga urbana, pois, não tem predador natural e se reproduz sem nenhum obstáculo.


É e através de suas fezes SE contaminadas (inaladas ou ingeridas) que podem transmitir muitas doenças como pneumonia, meningite e criptocose. Doenças que possuem cura mas se não tratadas podem levar à morte. Outro ponto é que os ninhos podem conter ácaros que causam alergias e micoses.


Ações de prevenção:


. Evitar aglomeração de aves (inclui alimentação)

. Evitar acesso em locais desejados para fazer ninho como lajes e parapeitos

. Caso de acúmulo das fezes é recomendado umedecê-las antes de retirá-las para evitar a formação de poeira e a contaminação por fungos causadores de doenças (uso de máscara e luvas durante a limpeza).


A Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 protege também as pombas de maus tratos.


  • JÁ VIU FILHOTE DE POMBA?


É uma lenda um tanto difundida mas incorreta, saiba o motivo:


As pombas tem por característica fazer ninhos em locais altos e pouco adensados como no alto de torres, prédios abandonados, estruturas internas de pontes...o que dificulta a visualização dos filhotes.


Um filhote de pomba leva uns 40 dias desde filhote até ter penas (período é quase o dobro das demais aves), então quando estão preparados para voarem do ninho, já apresentam penugem característica e tamanho quase de adulto. Assim é mais complicado diferenciar a pomba jovem da adulta.


Geralmente, a fêmea põe 2 ovos por ninhada que levam entre 17 e 18 dias para chocar. Esses animais tem uma expectativa de vida de até 9 anos e a fêmea pode ter até seis ninhadas por temporada.


  • POMBO CORREIO

Ele foi muito utilizados para fins militares durante as guerras especialmente por países como Estados Unidos, França e Reino Unido, sabia?


No Brasil, houve uso dessas aves importadas da Alemanha em 1860 durante a Guerra do Paraguai. Hoje, a criação desses animais é mais um hobby, mas existem clubes e competições. Esses animais são super bem tratados, vacinados, com refeições balanceadas e anilhas de identificação específicas. Para quem quiser saber mais temos a Federação Columbófila Brasileira (FCB).


Você sabe como atua um pombo correio? Como os pombos-correio têm moradia fixa, alimentação e proteção, sempre voltam para casa. O que durante muito tempo pensava é que o pombo-correio levava a mensagem para locais desconhecidos e voltava pro seu local de origem, mas não é assim. Ele é levado para um ponto, onde é solto e então volta para casa.


Eles são dotados da capacidade de "encontrar" o caminho de casa, por isso foram muito usados no período de guerras, onde eram levados para campo e soltos para retornar para "casa" com importantes mensagens a tiracolo.


Esse conhecimento não é de hoje, pombos foram domesticados na Ásia há cerca de 5 mil anos. Os fenícios utilizavam as pombas como bússolas por volta de 1000 a.C., quando se sentiam perdidos durantes as navegações eles soltavam os pombos e observavam qual direção tomavam para retornar a casa.


E até hoje existem competições e os melhores pombos dão origem a verdadeiras linhagens de pedigree.


  • SIGNIFICADOS DE POMBA COMO SÍMBOLOS

A pomba foi utilizada para representar alguns símbolos.


. Catolicismo:

Pomba branca com ramo de oliveira no bico que visita Noé após o dilúvio. Isso mostrava não apenas que havia terra por perto mas em especial simbolizava a paz entre Deus e os homens.

Segundo a bíblia, a pomba tem outra representação importante, representando o espírito santo.


. Candomblé/Umbanda

Outra referência religiosa, nesse caso representa um orixá feminino, a mensageira entre o mundo dos guardiões e a Terra.


Lembrando que esse conteúdo esta disponível no formato podcast e no perfil @biologaroficial no instagram. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page