Por que não neva no Brasil?
- biologar

- 20 de abr.
- 3 min de leitura
O inverno está chegando e, em algumas vezes, a região sul do Brasil atinge temperaturas negativas, mas não neva. Enquanto isso, em outras regiões do exterior, como em temperaturas de 4ºC, a neve é comum. Você sabe por que isso acontece? Qual a diferença de um local para o outro? Quer saber mais?

A neve é um fenômeno meteorológico que se forma nas nuvens quando o vapor d'água se solidifica devido à queda de temperatura. O resultado são cristais de gelo que, devido ao peso, caem do céu.
Condições Necessárias para a Formação da Neve
Para a neve acontecer, é necessária uma combinação entre temperatura e umidade. Na ausência de um desses fatores, a neve não se formará. A temperatura na nuvem deve estar abaixo de 0 ºC, e a temperatura do ar até a superfície terrestre deve ser fria o suficiente para que a neve não derreta após a queda. Caso contrário, o que você notará é a garoa.
Além disso, é necessário ter bastante umidade na nuvem para que as gotículas de vapor de água passem pelo processo de sublimação e se transformem em gelo. Essas gotículas congeladas se unem a outras gotículas de vapor, formando os flocos de neve. Quando atingem peso suficiente, caem.
Tipos de Flocos de Neve
Os flocos de neve, embora sempre hexagonais, possuem formatos variados. No entanto, nem todo floco de neve chega intacto até nós. Se a temperatura estiver acima de 0ºC, o floco pode derreter, chegando na forma de granizo ou chuva.
Quando a umidade do ar está alta e a temperatura próxima de 0ºC, os flocos se juntam, formando grandes flocos fofos, ideais para fazer bonecos de neve. Se o ar estiver frio e seco, os flocos adquirem uma textura semelhante ao pó, sendo mais adequados para esquiar.
Onde a Neve Acontece?
Esse fenômeno ocorre em regiões de clima frio ou temperado, próximas aos trópicos, e em zonas de média ou elevada latitude. Mas e aqui no Brasil? O Brasil é um país tropical e apresenta invernos frios e secos. A baixa umidade do ar impede a formação de neve, mesmo com temperaturas muito baixas.
Locais com Possibilidade de Neve no Brasil
Os locais mais propícios para a ocorrência de neve são os planaltos serranos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outros locais, como Campos do Jordão (SP), Parque do Itatiaia (divisa entre MG e RJ) e regiões do centro-oeste, como Paranhos, Sobradinho e Planaltina, já registraram casos de neve, mas de forma pontual.
Geada vs. Neve
É importante diferenciar a neve da geada, que é a formação de uma camada fina de gelo sobre as plantações, podendo levá-las à morte. A geada resulta do vapor de água presente no ar que se transforma em cristal de gelo e cai sobre a superfície. Esse fenômeno é mais comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil em dias que a temperatura se aproxima de 0°C.
O Deserto do Atacama
Um exemplo interessante é o deserto do Atacama, no Chile, que possui montanhas com neve em seus topos durante o ano todo. No entanto, a cidade de São Pedro do Atacama, a 3.159 metros do nível do mar, não costuma nevar, apesar de ter temperaturas mínimas que chegam a -2ºC. O deserto tem características que resultam em menos de 250mm de chuva por ano, resultando em baixa umidade.
Por Que a Neve Demora a Derreter?
Você já parou para pensar por que a neve em grandes quantidades demora a derreter mesmo sob o sol? Isso acontece devido à capacidade de reflexão da luz do gelo. A superfície do gelo reflete, em média, 90% da energia que incide sobre ela, fazendo com que o calor seja mais refletido do que absorvido.
A Cor da Neve
E por que a neve é branca, se o gelo é transparente? Nós enxergamos a neve branca porque toda a luz é refletida de volta para nossos olhos.
Curiosidades sobre Iglus
É curioso pensar que os esquimós se protegem do frio construindo iglus. Apesar de serem feitos de gelo, essas construções servem como barreira física e térmica, mantendo o calor interno.
E você, já tinha se perguntado por que a neve não é comum no Brasil? Conte para nós através da plataforma do Podcast Mais, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!




Comentários