Qual o maior vilão de todos os tempos?
- biologar

- 15 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Você já deve ter visto as imagens abaixo:


A imagem acima mostra a retirada de canudo plástico da narina de uma tartaruga na Costa Rica


Na 2ª imagem uma tartaruga confundindo a sacolinha plástica com água viva.
Nessa batalha quem é o maior vilão? Vamos conhecer os competidores:

Muitas características semelhantes, mas a que gostaria de pontuar é o habitat comum, já que as 2 notícias apontam os materiais encontrados no oceano embora não tenham sido desenvolvidos para esse fim.
Tanto o canudinho plástico como a sacolinha plástica foram desenvolvidos para prestar um serviço para o homem. Após seu uso é possível reutilizar ambos (em casa é mais fácil de reutilizar o canudo plásticos) ou descartá-los.
Mas na maioria das vezes esses materiais acabam assim:

E caso chova antes da coleta de lixo pela prefeitura, como vimos nessa semana:

Veja a figura abaixo:

Percebemos que muitas quando chegamos na parte do descarte esses materiais podem ser transportados por ações naturais (chuva ou vento) ou ações humanas (lixo mal condicionado, descaso prefeitura). Além do descarte ilegal, o lixo pode entupir tubulações, facilitar o transbordamento de córregos/rios e ainda podem chegar aos oceanos.
Mas então, quem é o maior vilão: o canudinho ou a sacolinha plástica?
Fica fácil perceber que a maior responsabilidade esta no processo do descarte, realizado pelo CONSUMIDOR. Os materiais (qualquer um) não chegam no oceano por conta própria, são atitudes “despretenciosas” que causam esse tipo de poluição.
Em outro post já comentamos que segundo a Política Nacional de resíduos Sólidos (link) a responsabilidade quanto ao lixo:
Seção II
Da Responsabilidade Compartilhada
Art. 30. É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos nesta Seção.
Sendo assim, você tem o dever de buscar a forma correta de descarte e o fabricante tem o dever de indicar a forma adequada.
Caso tenha interesse em substituir algum dos materiais acima e reduzir o consumo do plástico é possível usar ecobags, reutilizar as sacolinhas, usar canudos de alumínio, vidro ou silicone (não esqueça de higienizá-los a cada uso). E não menos importante, descartar resíduos da forma correta, mas será que estamos fazendo isso certo?
Nos próximos posts vamos conhecer formas de descarte que mais geram dúvidas, venha conosco! @biologaroficial




Comentários