Qual árvore plantar na calçada?
- biologar

- 8 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Quem nunca pensou em plantar uma árvore? Soa até um pouco poético.
Muito se comenta sobre as vantagens que a urbanização oferece como:
- amenizar a temperatura do solo pelo sombreamento
- aumentar a umidade do ar devido a transpiração das folhas e trocas gasosas
- beleza natural - muita gente não sabe mas a disponibilidade arbórea valoriza o valor imobiliário, basta reparar o quão arborizado são os bairros mais nobres.
Caso você pense em plantar uma árvore na sua calçada é preciso procurar a prefeitura/subprefeitura de sua cidade, já que cada município possui suas regras e são responsáveis pela poda de árvores. Além de haver uma série de regras que devem ser seguidas para garantir a passagem adequada e segura de pedestres e carros (no caso de entrada de garagem). Também existem distâncias a serem respeitadas quando se trata de esquinas, postes com transformador, caixas de inspeção de água e esgoto, placas de sinalização.
A lei 13.643/2003 que dispõe sobre o assunto em São Paulo, os exemplares a serem escolhidos devem pertencer a flora nativa da Mata Atlântica. A escolha por espécies nativas é importante para aumentar as reservas de vegetação local que ainda irá compor a dieta dos animais nativos. No geral deve-se considerar as espécies de:
- pequeno porte (que atingem até 5m de altura) para uma calçada de no máximo 2m de largura;
- pequeno e médio porte (que atingem até 8m de altura) para calçadas de até 2,4m de largura;
- grande porte (que atingem até 12m) somente para calçadas de 3m de largura.
Outro ponto importante é que as copas das árvores avançam para a rua, então são consideradas espécies seguras aquelas que possuem fruto seco, ou pequeno; flores pequenas e folhas coriáceas (ou seja, pouco suculentas). Assim, se evita que pessoas escorreguem, avarias na tintura de carros (o que pode transformar a árvore em problema e não solução). Cuidado com espécies que na idade adulta apresentará raízes profundas, espécies com níveis altos de toxicidade, exemplares que não estejam saudáveis para que depois que se desenvolver não estejam tão firmes a ponto de evitar acidentes. Acidentes com quedas de árvores é bem comum, especialmente quando chove.
Algumas espécies de árvores que se pode plantar, são: quaresmeiras, ipê, aroeira, caroba, carobinha, cerejeira-do-rio-grande, oiti, pau-fava e manacá. Lembrando que as árvores vão atrair aves e outros animais que poderão utilizá-la como abrigo e fonte de alimento.
Não se esqueça para retirar a árvore é necessária autorização da prefeitura. Plantar uma árvore é simples, mas uma vez que você planta uma na sua calçada é sua obrigação cuidar da calçada de sua propriedade, garantir a limpeza e a passagem livre para pedestres, as raízes não podem ser cimentadas devendo-se respeitar o espaço ao redor do tronco (a coroa). Pets tendem a defecar justamente onde não há calçamento e para evitar fezes de animais e mau cheiro, cerque a árvore.
Quer saber motivos de não plantar árvore exótica? Escute o podcast para saber sobre a história da árvore neen ou armagosa aqui no nordeste brasileiro.
É muito legal plantar uma árvore e acompanhar seu desenvolvimento, por isso não se esqueça de verificar o local a ser plantado e a espécie a ser escolhida, afinal, ela viverá paras as proximas gerações!
Se você gostou desse episódio, procure mais conteúdo em nosso canal Biologar do podcastmais e nosso perfil no instagram @biologar.
Por hoje é só, até a próxima!




Comentários