Que mau cheiro é esse?
- biologar
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
Você pediu e aqui estamos! Vamos continuar nossa conversa sobre cheiros. Já falamos sobre cheiro de chulé, cheiro de corpo e mau hálito, mas existem outros cheiros que, na maioria das vezes, estão fora do nosso controle e podem ser um verdadeiro problema. Por exemplo, quem já saiu de um restaurante com cheiro de comida? E dependendo da forma de preparo, a casa toda pode ficar com cheiro de fritura. Já se perguntou por que isso acontece?

Se você já teve problemas com cheiro de perfume e depois sentiu dor de cabeça, fique conosco para saber mais sobre isso.
O Que Causa o Mau Cheiro?
Vamos começar a falar sobre o cheiro de comida, que particularmente me incomoda bastante. Ao voltar do almoço, o cheiro impregna a roupa e o cabelo, e você acaba trabalhando o resto do dia na companhia dele. Isso acontece porque as partículas de odor dos alimentos estão presentes no vapor e atingem você, sua roupa e sua casa.
Dicas para Eliminar Cheiros
Para tirar o cheiro da roupa, é possível lavá-la e incluir vinagre de álcool e bicarbonato. Mas e para quem trabalha fora? Uma dica é fazer uma misturinha de 200 ml de água, 200 ml de álcool e uma tampinha de amaciante. Coloque essa solução em um potinho com spray e borrife na roupa quando necessário. Existem também produtos prontos à venda no mercado que podem ajudar.
Para o cheiro no cabelo, o ideal é lavá-lo, mas se isso não for possível, tente usar um shampoo seco e pentear bem. Essa dica também vale para tirar o cheiro de cigarro do cabelo.
Cheiro de Perfume e Enxaqueca
Você já notou que o cheiro forte de perfume pode causar dor de cabeça? Isso acontece porque o cérebro consegue recriar cheiros por meio da memória. Cheiros como o de feijão temperado ou bolo de fubá podem trazer memórias afetivas. No entanto, cheiros fortes, como produtos de limpeza, gasolina e fumaça de cigarro, podem desencadear enxaquecas em pessoas sensíveis.
Intolerância Química
Se você sente que um odor está sempre presente e não se acostuma com ele, pode ser um sinal de "intolerância química". Pessoas hipersensíveis podem perceber cheiros mais fortes, e essa condição ainda é pouco estudada.
E aí, sabia sobre essas particularidades relacionadas aos cheiros? Você sofre com algum dos cheiros que comentamos aqui? Conte para nós aqui através da plataforma do podcast+ e nos siga no perfil @biologaroficial no instagram!
Yorumlar