Ressaca pós-festa
- biologar

- 5 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
A rotina do último dia do ano em geral é finalizar os preparativos para a virada de ano, usar a roupa nova, ficar preso no trânsito caótico, reservar o melhor espaço para ver a queima de fogos de artifício. Quando enfim, FELIZ ANO NOVO!!! Começam os fogos, brindes, desejo de um ano melhor, fotos, lives. Que bonito ver tanta gente reunida na mesma sintonia positiva!
E no 1º dia do ano acontece a 1ª ressaca: a sujeira deixada na noite anterior. Entra então em ação a equipe da limpeza e zeladoria para juntar e recolher as “lembranças” da festa. Coletamos informações de sites (fontes no rodapé) sobre quantidade de resíduo descartado e participantes de algumas festas de Réveillon 2019-2020 (Copacabana, Avenida Paulista, Santos, Sydney e Nova Iorque).
No gráfico abaixo é possível ver a média de lixo gerado em gramas/pessoa de cada local:

Copacabana 121g/pessoa = 8 latinhas
Santos 75g/pessoa = 5 latinhas
Nova Iorque 50g/pessoa = 3,3 latinhas
Sydney 45g/pessoa = 3 latinhas
Avenida Paulista 33g/pessoa = 2,2 latinhas
Como referência, uma lata de refrigerante vazia pesa 15g.
Copacabana que teve a maior média de lixo por pessoa teve um total de 351 toneladas de resíduos deixados no local. Mas quando pensamos em 121 gramas por pessoa não parece tanto. A responsabilidade do lixo deveria ser da prefeitura ou de quem levou o lixo para lá? Em muitos países já esta definido que o gerador é responsável pelo seu lixo. Na sua opinião, de quem é a responsabilidade?
São situações assim que podemos pensar fora da caixa e bolar outras saídas.
Fique por dentro dos próximos posts, nos siga em @biologaroficial
Fonte: Avenida Paulista




Comentários