top of page

Siriri é cupim?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 1 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Em geral depois do período de frio quando as temperaturas voltam a subir, os bichinhos que ficam voando nas lâmpadas voltam, já reparou? Eles ficam em lâmpadas nas ruas e muitas vezes entram em nossas casas. Esse inseto que em São Paulo é chamado de "siriri", mas também é conhecido por "aleluia". Ele é o cupim jovem, em sua fase com asas!


Costumam aparecer ao final da tarde em dias quentes eficam voando bem próximos as luzes. Isso porque ele se guia através da luz natural da lua que nas cidades acaba sendo substituída pelas lâmpadas da sua casa.


De onde eles vêm? De que se alimentam?


Ele saem do cupinzeiro para sua casa para o momento do encontro entre fêmeas e machos para acasalar. Em geral os pares são formados durante o voo e pousam juntos, mas caso isso não aconteça a fêmea pousa e libera um hormônio para atrair um parceiro. Ah e quando eles perdem as asas se tornam cupim na fase adulta.


Juntos, o casal busca um local par acasalar e ser o novo lar, em alguma madeira seca, rachaduras em paredes ou em móveis. Nessa primeira fecundação podem ser gerados até 2 mil ovos. Pode parecer muito mas não é, pois, nas seguintes podem chegar até 8 mil ovos!


As primeiras larvas nascem entre 24 e 90 dias, a interferência da temperatura do ambiente no ciclo de vida dos insetos e especialmente nessa primeira ninhada o casal é o responsável pelo cuidado parental.


Essa ninhada também assumirá as funções na colônia, lembrando que os cupins são insetos sociais, ou seja, vivem em colônias e dependendo da sua função na colônia apresentam características morfológicas diferentes. O ciclo de vida dos cupins é composto de ovo, ninfa e adulto, com atenção as ninfas que sofrem diversas mudanças até tornarem-se adultase nesse momento é qdo são definidas as funções de cada um dentro da colônia. De forma resumida existem 3 tipos de cupins:


– Os alados: responsáveis pela formação de novas colônias e pela reprodução (casal real)

– Os soldados que tem por função a segurança e proteção da colônia é composto por fêmeas e machos estéreis

– Os operários que constituem de fêmeas e machos também estéreis e são a grande maioria já que cuidam da manutenção da colônia, incluindo alimentação, limpeza e construção.


Mas voltando ao casal que se formou voando ao redor de sua lâmpada, sabia que um deles eles só poderá ser substituído se morrer? Caso contrário o rei e a rainha ficam juntos por toda a vida, o que pode ser até 50 anos! A única função deles no ninho é a reprodução e considerando todo esse tempo de vida podem botar até 3 trilhões de ovos!


Existem vários tipos de cupim mas os mais comuns são: o cupim de solo (também chamado subterrâneo) e o de madeira seca. Em geral, o mais temido é o cupim do subterrâneo por atacar a madeira de uma forma mais rápida.


Geralmente, a infestação por cupim só é percebida quando algum móvel ou batente já foi consumido por inteiro, por trás do revestimento externo.


Mas e o cupim de concreto?


Na verdade, cupins gostam de celulose, se alimentam de madeira viva, morta ou raízes de plantas, mas não comem concreto! O que acontece é que o cupim substerrâneo usa as falhas nas estruturas de concreto para alcançar seu alimento e isso da impressão de que eles cavaram os túneis.


Como evitar que os siriris invadam a minha casa?


  • Evitar deixar as luzes acesas ao anoitecer para que eles se guiem em direção a outra iluminação

  • Colocar telas nas janelas ou mantê-las fechadas nesse período ou , o ruim é que isso acontece em geral nos dias mais quentes

A boa notícia é que em geral eles aparecem no 1º dia de calor, olha aí a temperatura agindo diretamente no ciclo da vida do cupim.


Curiosidades sobre o cupim


  • Ele não causa nenhuma doença ao ser humano, não pica, não morde

  • O pozinho que você encontra caso algum móvel esteja infestado de cupim, aquilo lá é o "coco" do cupim. Se você encontrar asinhas caídas por aí também é bom investigar.

O maior problema que ele pode causar é a infestação de cupim nos móveis da sua casa e para combatê-los tem alguns produtos em spray que você pode usar mas com atenção porque esses produtos são venenos mas de ação superficial.


A melhor escolha é procurar um serviço de descupinização pois há fortes indícios de infestação de cupim. Outro ponto é que os especialistas saberão identificar a espécie de cupim para aplicar o produto mais adequado que alcançará o ninho, respeitando o meio ambiente sem causar desequilíbrio no ecossistema.. ah inclusive os profissionais irão realizar bloqueios ao redor de sua casa para evitar novas infestações e os mais sérios emitem certificado de garantia por alguns meses caso apareça nova colonia.


#Fica a dica: nem sempre o veneno mais fedido é o mais eficiente, sendo que os pesquisadores deram duro para essa tecnologia proporcionar o maior conforto para os moradores.


Preste atenção: há muitas casas cuja estrutura possui madeira e pode ser bastante perigoso caso haja uma infestação e essa não seja combatida em tempo!


E aí, você já teve problemas com cupim na sua casa? Conte para nós através da plataforma do podcast mais e siga nosso perfil no @biologaroficial no instagram.


Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page