Sobre abelhas e vespas
- biologar

- 25 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
É fácil de pontuar as semelhanças entre abelhas e vespas:
- possuem ferrão (mesmo assim a minoria das abelhas tem ferrão)
- fazem zumbido
- são atraídas pelo doce e pólen
- fazem colmeia
E as diferenças, você já ser perguntou? Em geral, as vespas possuem tamanho superior em comparação com as abelhas abelhas e o que mais?

Já vale falar que se achar um ninho de qualquer uma delas o mais indicado é não mexer, principalmente se estiver em um dia quente... é melhor chamar ajuda especializada dos Bombeiros ou empresas que prestam esse serviço mesmo.
Agora você sabia que vespas asiáticas invadiram os EUA? Foi um caso bem sério pois elas são exímias caçadoras de abelhas (como descrito no quadro elas podem ser carnívoras) e causaram o extermínio de muitas colmeias. Por ser uma espécie sem presença nos EUA, há poucos predadores naturais para controle populacional, fora o risco a saúde humana.
As vespas asiáticas foram anunciadas nos EUA pela 1ª vez no fim de 2019, então já haviam chegado por lá antes e causado danos. Em meados de 2020 as primeiras vespas foram capturadas em armadilhas e foram instalados rastreadores nelas para localizar os ninhos.
Você deve se perguntar e no Japão, não tem abelhas? Tem sim! Uma espécie de abelha desenvolveu uma estratégia de defesa contra o ataque dessas vespas. Somado ao elaborado conjunto de ações que mata a vespa pelo aumento da temperatura, elas ainda possuem capacidade de ferroar e não perder partes dos seus órgãos permanecendo vivas.
Outra pergunta é: como que as vespas da ásia foram parar nos EUA? Não ficou comprovado como esses animais chegaram lá. Pode ter sido acidental (como ocorreu com uma especie de abelhas chamada cotanilhosa de origem portuguesa que vieram ao Brasil com seu ninho dentro de um móvel antigo em 1964), como pode sim ter sido intencional por vias ilícitas, seja por hobby até com o objetivo de pesquisas (claro, as sérias possuem todo um protocolo de autorizações para isso) mas o fato é que diversos medicamentos podem ser desenvolvidos através do produtos desses animais. Dentre os subprodutos produzidos a partir de vespas e abelhas conhecidos estão medicamentos contra artrite, artrose, reumatismo, cicatrizantes, o próprio antiveneno além de alguns com ação neurológica que estão em estudos dos.
Em caso de picada o mais indicado é lavar com água e sabão neutro, colocar gelo no local e ATENÇÃO...se for retirar o ferrão cuidado para não apertar ele porque ainda pode ter um resquício de veneno que ainda não foi injetado. Se for retira-lo com pinça ou apertando como uma espinha vai acabar entrando mais veneno...os médicos falam para retirar raspando o ferrão cuidadosamente com auxílio de uma lixa ou gase para ele se enroscar e sair. No geral além da dor local, inchaço e vermelhidão não há grandes complicações e passa completamente após dois dias. Agora no caso de uma pessoa alérgica apresentar respiratória, coceira, aumento dos batimentos cardíacos, desmaio, tonturas. Verifique se ela tem carrega consigo seu remédio prescrito, avise aos demais e o dirija ao hospital mais próximo.
Sabia que foram encontrados desenhos rupestres do homem com abelhas de 12 mil anos atrás? E que o própolis era utilizado em técnicas de embalsamamento? Não?
Então clique aqui e escute nosso podcast sobre abelhas e vespas. Aproveite para se inscrever ser avisado sobre os podcasts novos!




Comentários