top of page

Unha Encravada

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 26 de abr.
  • 3 min de leitura

Por acaso você conhece alguém que sofre com a saga da unha encravada? Dizem que dói bastante, mas será que existe cura ou tratamento? Será que é hereditário? Quer saber mais?


Acervo Canva
Acervo Canva

O Que É a Unha Encravada?

No episódio 169, já explicamos sobre a unha e sua composição. Para saber mais, ouça lá! Hoje, vamos direto ao ponto: de onde vem o problema da unha encravada? O nome mais técnico da unha encravada é "onicocriptose", que basicamente acontece quando a unha cresce de forma inadequada e acaba penetrando na pele.


Sintomas da Unha Encravada

Dito isso, se você pensou que isso causa dor, sim, causa! Além de vermelhidão e inchaço, pode até inflamar e formar pus. Agora imagina ter que usar um sapato fechado com tudo isso... é o pacote do sofrimento, né?


Causas da Unha Encravada

As causas da unha encravada podem variar, mas algumas das mais comuns incluem:


  1. Corte Inadequado das Unhas: Cortar as unhas muito curtas ou arredondadas pode levar ao encravamento. Aposto que você parou para pensar se está fazendo isso certo, né?

  2. Calçados Apertados: O uso de calçados excessivamente apertados pode atrapalhar o crescimento natural da unha, como no caso das bailarinas de balé clássico.

  3. Micoses e Traumas: Micoses e traumas na unha, como batidas repetidas, também podem resultar em unha encravada.

  4. Fatores Hereditários: Existe a possibilidade de a unha encravada ser hereditária, especialmente em casos de defeitos congênitos no formato da unha. É comum que várias pessoas de um mesmo grupo familiar apresentem o problema.

  5. Hiperidrose: A hiperidrose nos pés (excesso de transpiração) pode contribuir para a unha encravar, pois o pé fica mais úmido e a pele mais macia, facilitando a penetração da unha na carne.

  6. Inchaço Natural: Nossos pés sofrem um inchaço natural ao longo do dia, especialmente em dias mais quentes. Você já deve ter percebido que no fim do dia o sapato pode parecer mais apertado. Algumas doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, problemas renais, cardíacos e da tireoide, podem aumentar esse inchaço e, consequentemente, a facilidade em apresentar a unha encravada.


Tratamentos para Unha Encravada

Já falamos dos sintomas e das causas para você saber como evitar a unha encravada. Mas se você já tem esse problema, vamos aos possíveis tratamentos. Comece procurando um profissional para orientá-lo, seja dermatologista ou podólogo.

De forma geral, o tratamento da unha encravada pode ser feito sem cirurgia, especialmente se estiver no início. Nesses casos, pode-se usar órteses (aparelho provisório) ou chumaços de algodão para separar a ponta da unha da pele ao redor, o que pode resolver o problema.

Nos casos onde há inflamação, pode ser indicado o uso de banhos de imersão com soluções antissépticas ou em água quente com sal, além de medicamentos locais e até orais para controle de infecção.

Caso a unha não seja tratada adequadamente, ainda é possível a formação da "carne esponjosa", que provoca dor, apresenta pus, calor, inchaço, deformação do dedo afetado, sangra facilmente e pode ocasionar dificuldade para caminhar. Então, cuidado! Mesmo tendo tesoura e alicate de cutícula, não faça nada por conta própria; busque orientação e ajuda de um profissional!


E aí, você já sabia do problema de unha encravada? Sabia que podia ser hereditária? Conte para nós aqui ou através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!

 
 
 

©2020 por biologar.com.br

bottom of page