top of page

Vacina Dengue

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 21 de abr.
  • 2 min de leitura

Há muito tempo se fala sobre a dengue, mas hoje, além de discutir a doença, vamos entender mais sobre a vacina. Seja muito bem-vindo ao Biologar, onde tratamos de diversos assuntos da biologia de forma simples e fácil. Vamos lá!


Acervo Canva
Acervo Canva

O que é a Dengue?

A dengue é uma doença bastante comum nas Américas, especialmente no Brasil, e tem acometido muitas pessoas. O responsável pela dengue é um arbovírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.


Como Prevenir a Dengue?

A melhor forma de combater a dengue é exterminar o vetor, o mosquito. As campanhas de conscientização insistem na verificação de locais com água parada, que podem ser criadouros do mosquito. É importante lembrar que o Aedes aegypti também pode transmitir zika e chikungunya. Os ovos desse mosquito podem sobreviver por até um ano, por isso o monitoramento deve ser constante.


Sintomas da Dengue

Os principais sintomas incluem:

  • Febre alta (acima de 38°C)

  • Dor no corpo e articulações

  • Dor atrás dos olhos

  • Mal-estar

  • Falta de apetite

  • Dor de cabeça

  • Manchas vermelhas no corpo

Atenção especial deve ser dada a sinais de forma grave da doença, como hemorragias, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de complicações.


A Vacina Contra a Dengue

Você já ouviu falar na vacina para dengue? Desenvolvida pelo Butantã desde 2009, a vacina ainda está em fase de testes, mas já apresentou eficácia de 79,6% em ensaios clínicos. Em 2024, o acompanhamento completará 5 anos e poderá ser enviada para verificação da Anvisa, com expectativa de liberação para uso em 2025.


Vacina Qdenga

Uma boa notícia: a vacina "Qdenga", produzida pelo laboratório Takeda Pharma, já está disponível na rede particular e foi aprovada pela Anvisa. Ela pode ser administrada em pessoas que nunca tiveram dengue e em quem já teve. O público-alvo é de 4 a 60 anos, com duas doses necessárias em um intervalo de 90 dias.


Efeitos Colaterais

Os possíveis efeitos colaterais são leves e incluem dor na região da picada, dor de cabeça, dor muscular, febre e fraqueza, que tendem a passar rapidamente.


Quem Não Pode Tomar a Vacina?

A vacina não é indicada para gestantes, lactantes e pacientes com imunossupressão grave. No entanto, pessoas com comorbidades, como diabetes e doenças cardíacas, devem se vacinar para evitar agravamentos.


Resultados da Vacina

Em ensaios clínicos, a vacina apresentou eficácia de mais de 80% na prevenção de dengue sintomática e reduziu hospitalizações em mais de 90% dos casos.


Disponibilidade e Preços

A vacina já foi aprovada na Europa e, no Brasil, na rede particular, terá um custo entre 300 e 400 reais. A disponibilização pelo SUS ainda não tem prazo definido, pois o Conitec ainda não aprovou.


Em 2022, o Brasil registrou um número recorde de mortes por dengue, totalizando 1.016 óbitos. Nos primeiros meses deste ano, já foram registradas 731 mortes. É fundamental que a vacina Qdenga seja liberada pelo SUS para ajudar a combater essa doença.


E você, já teve dengue? Apresentou muitos sintomas? Sabia que a vacina estava chegando na rede particular? Conte para nós através da plataforma do podcast+, nos siga no perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page