top of page

Velocidade no Reino Animal

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 17 de abr.
  • 3 min de leitura

Se eu te perguntar quais são os animais mais velozes de todo o reino animal, quais vêm à sua mente? Guepardos? Gnus? Hoje vamos conhecer um pouco sobre a alta velocidade dos animais.


Imagem Pixabay
Imagem Pixabay

A Necessidade de Velocidade

Pensando no exemplo que demos, as velocidades dos movimentos dos animais estão relacionadas com a necessidade de caça e fuga, ou estratégias para sobrevivência em um equilíbrio entre a obtenção e o gasto de energia.


O Animal Mais Rápido do Mundo

Para acabar com a sua curiosidade, o animal mais rápido do mundo é o falcão peregrino, com a velocidade impressionante de 320 km/h. Ele mede entre 38 e 53 cm de comprimento e pode pesar até 1,5 kg. Habitante do Hemisfério Norte (EUA e Canadá), o falcão se alimenta de outras aves, como pombos, e migra para o Brasil na época da primavera, podendo ser avistado até mesmo nas cidades. Ele atinge a velocidade máxima ao mergulhar em voo para caçar suas presas, e o impacto dele sobre a presa é tão forte que ocasiona a morte instantânea.


Velocidade de Outras Aves

As pombas, por sua vez, atingem 150 km/h voando em linha reta por vários minutos, devido aos seus músculos do peito desenvolvidos. O ornitólogo Wilian Menq explica que alguns beija-flores atingem até 100 km/h devido à sua alta demanda de néctar para suprir o metabolismo acelerado.


Velocidade em Animais Brasileiros

Ainda no cenário brasileiro, as seriemas e as emas, ao fugirem de predadores como onças, jaguatiricas e canídeos, atingem até 60 km/h, isso ainda incrementado por manobras rápidas em zigue-zague.


Animais Estrangeiros Rápidos

Falando de animais estrangeiros, os guepardos atingem a velocidade de 115 km/h, e o peixe-espada, chamado agulhão-vela, chega a 110 km/h. A espécie de antílope chamada antilocapra, que vive na América do Norte, atinge 98 km/h ao fugir de linces e coyotes, e a gazela-de-thompson, bastante comum na África, consegue atingir até 80 km/h.

As leoas também atingem 80 km/h, enquanto os leões ficam nos 58 km/h. Os gnus atingem 80 km/h, e as zebras, 64 km/h. O pato eider, que embora passe a maior parte do seu tempo na água mergulhando em busca de alimento, atinge a velocidade de 76 km/h voando durante a migração para o sul antes do inverno chegar ao seu habitat natural, que nas regiões do norte da Europa, da Groenlândia, do Canadá, do Alasca e da Sibéria.


Velocidade Proporcional

Agora, um olhar mais curioso: se considerarmos a proporção do tamanho do corpo e a distância percorrida, o cenário muda bastante. Por exemplo, o atleta mundialmente conhecido Usain Bolt, considerado o mais veloz do mundo, percorre em 1 segundo a distância de 5 vezes o tamanho do seu corpo. Já um inseto chamado besouro-tigre percorre 120 vezes o tamanho do seu corpo em um segundo! Isso é tão rápido que seus olhos não são funcionais durante a caçada; ele precisa fazer pausas para enxergar onde está a presa! Mas na nossa escala, a velocidade é de 8 km/h.

A formiga prateada do Saara percorre 108 vezes o tamanho do seu corpo por segundo, isso porque ela sai para caçar seus alimentos em pleno sol quente, na areia fofa, e precisa dessa velocidade para conseguir caçar e permanecer intacta na superfície.

Já o ácaro da Califórnia percorre 377 vezes o tamanho do seu corpo em um segundo. Do tamanho de um gergelim, ele percorre mais de 2 mil km/h, e existem pesquisas sobre a espécie para potencial aplicação desse recurso na bioengenharia.


Ah, e algumas baratas atingem 7 km/h, mas isso muita gente já pode ter visto nas ruas ou em casa durante uma invasão, né? E aí, gostou de saber um pouco sobre a velocidade no mundo animal? Conte para nós através da plataforma do podcast+ e siga nosso perfil @biologaroficial no Instagram. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page