top of page

Verruga de onde vem?

  • Foto do escritor: biologar
    biologar
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura

Você já deve ter escutado a palavra "birruga" ou "berruga", mas a forma correta é verruga! E você sabe de onde ela vem? Será que é possível evitá-la? Já falamos um pouco sobre verrugas no episódio 109, mas hoje é um episódio bem mais detalhado.


Acervo Canva
Acervo Canva

O Que São Verrugas?

A verruga é um pequeno caroço e nada mais é do que uma lesão na pele bastante comum, causada pelo papilomavírus humano, mais conhecido como HPV. E aí já aparece um alerta enorme, pois o HPV é um vírus que pode causar infecções que evoluem para câncer.


O HPV e Suas Variedades

O HPV é um dos vírus mais comuns do mundo, com mais de 100 subtipos classificados entre alto e baixo risco. Aproximadamente 14 tipos são considerados de alto risco, com potencial para desenvolvimento de câncer, como o câncer de colo de útero. O contágio se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas, objetos infectados, relações sexuais e até por autoinoculação através de pequenos ferimentos.


Tipos de Verrugas

As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo e são classificadas de acordo com sua localização e formato:


  1. Verruga Vulgar: O tipo mais comum, com lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas, que podem lembrar o aspecto de uma couve-flor. Aparecem com maior frequência nas mãos, dedos, cotovelos e joelhos.

  2. Verruga Plana: Aparece preferencialmente no rosto, com múltiplas pequenas pápulas amareladas ou acastanhadas, de no máximo 5 mm.

  3. Verruga Plantar: Mais dolorosa, aparece na sola dos pés e é conhecida como "olho de peixe". O peso do corpo faz com que cresçam para dentro da sola, causando dor ao caminhar.

  4. Verrugas Filiformes: Aparecem no pescoço, colo e pálpebras, com lesões finas e alongadas.

  5. Verrugas Anogenitais: Também conhecidas como condilomas acuminados, podem ser precursoras de tumores malignos e aparecem em mucosas na região oral, perianal, genital e na uretra.


Vacinação e Prevenção

A vacina nonavalente contra HPV é recomendada em duas doses para crianças de 9 a 14 anos e três doses para pessoas entre 15 e 45 anos. A preferência pela vacina é antes do início da atividade sexual, mas é importante refletir sobre a educação sexual, que deve incluir o respeito ao corpo e ao relacionamento íntimo.


Tratamentos para Verrugas

Existem diversos tratamentos para eliminar verrugas, como o uso de medicamentos que fazem cauterização química, remoção cirúrgica, crioterapia (destruição das lesões com nitrogênio líquido), laser ou cirurgia convencional em casos de câncer. Algumas verrugas podem até desaparecer sozinhas, mas é sempre recomendável procurar orientação médica para saber a melhor solução e evitar a reinfestação.


E aí, sabia o que causa a verruga? Já precisou fazer algum tratamento para eliminá-las? Conte para nós através da plataforma do podcast+, nos siga o perfil @biologaroficial no Instagram e nas plataformas de áudio. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


©2020 por biologar.com.br

bottom of page